CANCELAMENTO DE TRANSAÇÃO
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando o cliente solicita informações sobre como cancelar uma transação de cartão.
 
   

Procedimento

- Questionar se o cliente que realizou a compra está presente no estabelecimento pois é necessário o cartão e a senha para realizar o procedimento.
- Caso o cliente que realizou a compra não esteja mais no estabelecimento, solicitar  o retorno de ligação assim que o cliente estiver.
- Questionar ao cliente a data da compra e se ele possui o cupom fiscal da transação.
- Orientar o cliente a executar as funções administrativas do TEF a partir do “Sistema de Vendas” utilizado pelo estabelecimento (as Funções Administrativas podem aparecer como “Administração TEF”, “Configurações TEF”, “Funções TEF” ou outra terminologia semelhante, dependendo do sistema utilizado).
- Se a compra não foi realizada na mesma data da solicitação de cancelamento, orientar o cliente a entrar em contato com a adquirente de cartão para que o cancelamento seja realizado.
- Se a compra foi realizada na mesma data da solicitação de cancelamento e o cliente
possui o cupom fiscal, oriente-o a selecionar, no sistema de vendas, a opção "Cancelamento", preencher os dados solicitados (número da autorização, data, valor e número do DOC) e teclar "Enter".
- Solicite ao cliente que insera o cartão pelo qual foi realizada a transação e digite a senha quando solicitada.
- Após, o comprovante de cancelamento será impresso.
- Se a compra foi realizada na mesma data de solicitação do cancelamento e o cliente
não possui o cupom fiscal, oriente-o a acessar o link http://ctf.auttar.com.br/ctf.
- Informar ao cliente os dados de Usuário e Senha GUI. Estes dados poderão ser verificados através das ferramentas
Agent TEF e Workfinity.
- Se o cliente informar que ao tentar acessar o sistema,é apresentada a mensagem de acesso negado, senha bloqueada ou transação não autorizada, solicite um momento e entre em contato com a empresa Auttar através do telefone (11) 4003-1680, para solicitar o reset de senha.
- Após o reset, informe ao cliente a senha de acesso padrão e oriente-o a alterar a senha após o primeiro acesso.
- Ao acessar o sistema, solicite ao cliente que realize uma busca por informações da compra realizada através da opção "Consultar Transações" .
- Após a consulta, solicite ao cliente que abra o sistema de vendas e selecione a opção de cancelamento.
- Será necessário que ele  preencha os campos
“Número DOC”, “Número Autorização”, “Data”, “Valor Original”.
- Depois, oriente o cliente a inserir o cartão pelo qual foi realizada a transação, digitar a senha quando solicitada e, aguardar a impressão do comprovante.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: Sr.(a), a Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.