ERRO 5 VPN
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando o cliente informa que ao tentar conectar a VPN, o sistema retorna código de erro 5.
 
   

Procedimento



Configurar a VPN

- Questionar o cliente sobre o funcionamento da internet no estabelecimento.
- Caso não esteja funcionando, informar ao cliente que é necessário que a conexão com a internet esteja ativa para que a VPN funcione.
- Solicitar que o cliente retorne o contato quando a conexão for re-estabelecida.
- Se a internet do estabelecimento estiver funcionando, oriente o cliente a desativar o antivírus e firewall do computador.
- Questione ao cliente, qual VPN está sendo utilizada.

- Se for a
VPN Comnect (Bolinha verde/vermelha com cadeado dentro), transferir a ligação ao 2º nível de atendimento e infomar o erro.

- Se for a
VPN GSurf (Cadeado amarelo), orientar o cliente a abrir o "Gerenciador de Tarefas" do Windows e clicar na aba "Processos".
- Solicite ao cliente que localize o processo "VPN_gui.exe", clique sobre o processo com o botão direito do mouse e, selecione a opção "Finalizar Processo".
- Após finalizado o processo da VPN, orientar o cliente a acessar o "Disco Local C:" (ou no diretório onde está instalado o Windows), e entrar na pasta "Bematech".
- Solicitar ao cliente que localize o arquivo "bematech.pcf", clique no arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção "Copiar".
- Caso o arquivo "bematech.pcf" não esteja na pasta, entrar em contato com o Suporte Nível 2, informar o erro e se necessário, transferir a ligação.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   

Realizar a Inicialização do Sistema

- Solicitar ao cliente que acesse, no "Disco Local C:", a pasta "Arquivos de Programas" depois "Bematech", "IPSEC" e cole o arquivo copiado anteriormente na pasta "Profiles".
- O sistema irá apresentar um retorno avisando que o arquivo já existe e questionando se é para sobrescrevê-lo. Orientar o cliente a confirmar.
- Orientar o cliente a acessar o menu "Iniciar" do Windows, selecionar "Executar", digitar o comando "services.msc" e teclar "Enter".
- Orientar o cliente a localizar o serviço da VPN (pode ser exibido como "Cisco" ou "VPN"), clicar com o botão direito do mouse sobre o serviço e selecionar a opção "Reiniciar".
- Orientar o cliente a acessar o menu "Iniciar" do Windows, depois "Todos os Programas", "Inicializar" e clique duas vezes no ícone da "VPNClient".
- O cadeado da VPN irá aparecer próximo ao relógio do Windows.
- Solicitar ao cliente que clique no cadeado com o botão direito do mouse e conecte a VPN.
- Caso necessário, informe ao cliente o usuário e a senha da VPN, que estão disponíveis no "Agente TEF" ou "Workfinity".
- Caso a VPN continue apresentando erro, solicitar ao cliente que aguarde em linha enquando a ligação é transferida para o 2º nível de atendimento.
- Caso a VPN conecte, solicitar que o cliente realize um teste de vendas para confirmar o funcionamento do sistema.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
   
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.