INSTALAÇÃO DE DRIVER - PINPAD
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando é necessário realizar uma instalação de driver do pinpad.
 
   

Procedimento

- Oriente o cliente a identificar modelo do Pinpad (verificar a marca que consta em uma etiqueta na parte inferior do equipamento).
- Caso modelo seja Gertec ( modelos PPC 910 e 920), orientá-lo a acessar o link:
bit.ly/driverppc910
- Caso modelo seja Ingenico ( modelo IPP 320), orientá-lo a acessar o link:
bit.ly/driveripp320
- Solicite ao cliente que realize o dowload, execute o arquivo e instale.
- Após ser realizada a atualização de driver, orientar o cliente a acessar o "Gerenciador de Dispositivos do Windows".
- Orientar o cliente a localizar a guia "Portas COM e LPT" e depois selecionar opção referente ao Pinpad (marca ou modelo Ex.: PPC 900 - 910).
- Acessar a opção de "Propriedades", depois a aba "Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é "19200".
- Caso não seja, solicitar alteração para "19200" e clicar em avançar.
- Orientar o cliente a verificar o número da porta COM e informá-lo que caso o número seja maior do que "COM10", precisará ser alterado.
- Solicitar que o cliente, no campo "Número da Porta COM", selecione uma porta COM que não esteja sendo utilizada, entre COM1 e COM10 e clique em "OK".
- Ainda nas propriedades do Pinpad, solicite ao cliente que clique sobre a aba "Force COM Port", marque a opção "Force COM Port Feature enabled" e depois clique em "OK".
*** Essa opção fixará a porta COM do Pinpad no gerenciador de dispositivos, assim, toda vez que o computador for reiniciado, o Pinpad permanecerá na mesma porta COM evitando possíveis erros de comunicação.
- Orientar o cliente a clicar em "OK" até que todas as telas de configuração sejam salvas e depois orientá-lo a fechar o "Gerenciador de Dispositivos".
- Após atualização de Driver, oriente o cliente a localizar o ícone do "CTFCliente" (bumerangue verde-laranja) próximo ao relógio do Windows, clicar no ícone com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Configurar CTFCliente".
- Solicitar ao cliente que selecione a opção "Pinpad" e depois "Manual".
- Oriente o cliente a digitar o número da porta COM em que o Pinpad foi localizado e teclar "Enter".
- Orientar o cliente a teclar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar a opção "Carga de Tabelas".
- Caso a Carga de Tabelas seja bem sucedida, peça ao cliente que realize um teste de vendas para confirmar o funcionamento do sistema.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)

Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador:
A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.