|
Procedimento
- Oriente o cliente a identificar modelo do
Pinpad (verificar a marca que consta em uma etiqueta na parte inferior do
equipamento). - Caso modelo seja Gertec ( modelos PPC 910 e 920), orientá-lo a acessar o link:
bit.ly/driverppc910
- Caso modelo seja Ingenico ( modelo IPP 320), orientá-lo a acessar o link:
bit.ly/driveripp320 - Solicite ao cliente que
realize o dowload, execute o arquivo e instale. - Após ser realizada a
atualização de driver, orientar o cliente a acessar o "Gerenciador de
Dispositivos do Windows". - Orientar o cliente a localizar a guia "Portas
COM e LPT" e depois selecionar opção referente ao Pinpad (marca ou modelo
Ex.: PPC 900 - 910). - Acessar a opção de "Propriedades", depois a aba
"Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é
"19200". - Caso não seja, solicitar alteração para "19200" e clicar em
avançar. - Orientar o cliente a verificar o número da porta COM e informá-lo
que caso o número seja maior do que "COM10", precisará ser alterado. -
Solicitar que o cliente, no campo "Número da Porta COM", selecione uma porta
COM que não esteja sendo utilizada, entre COM1 e COM10 e clique em "OK".
- Ainda nas propriedades do Pinpad, solicite ao cliente que clique sobre a
aba "Force COM Port", marque a opção "Force COM Port Feature enabled" e
depois clique em "OK". *** Essa opção fixará a porta COM do Pinpad no
gerenciador de dispositivos, assim, toda vez que o computador for
reiniciado, o Pinpad permanecerá na mesma porta COM evitando possíveis erros
de comunicação.
- Orientar o cliente a clicar em "OK" até que todas as telas de configuração
sejam salvas e depois orientá-lo a fechar o "Gerenciador de Dispositivos". -
Após atualização de Driver, oriente o cliente a localizar o ícone do
"CTFCliente" (bumerangue verde-laranja) próximo ao relógio do Windows,
clicar no ícone com o botão direito do mouse e selecionar a opção
"Configurar CTFCliente". - Solicitar ao cliente que selecione a opção
"Pinpad" e depois "Manual". - Oriente o cliente a digitar o número da
porta COM em que o Pinpad foi localizado e teclar "Enter". - Orientar o
cliente a teclar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar a
opção "Carga de Tabelas". - Caso a Carga de Tabelas seja bem sucedida,
peça ao cliente que realize um teste de vendas para confirmar o
funcionamento do sistema.
|
|
Script
(Sugestão)
"clique aqui".
Operador:
Sr.(a), qual o modelo do seu pinpad?
Operador:
Sr.(a),
por gentileza, abra se
navegador de internet e digite o link ________.
Operador:
Sr.(a),
baixe e instale o arquivo.
Operador:
Sr.(a),
acesse o "Gerenciador de
Dispositivos" do Windows,
pressionando as teclas "Windows" + "Pause Break".
Operador:
Sr.(a),
localize a guia "Portas COM e
LPT" e depois o Pinpad (deve aparecer a marca ou modelo Ex.: PPC
900 - 910).
Operador:
Sr.(a),
anote o número da porta "COM"
exibido entre parênteses depois do modelo do Pinpad, clique com o botão
direito do mouse no modelo do Pinpad e selecione propriedades.
Operador:
Sr.(a),
na aba "Configurações de
Porta", verifique se em "Bits por segundo" a velocidade é "19200".
Operador:
Sr.(a),
caso a velocidade não seja
"19200" altere para o valor correto e clique em "OK". Operador:
Sr.(a),
ainda na aba "Configurações de
Porta", clique em "Avançado" e verifique o "Número da Porta COM".
Caso seja maior que 10, selecione uma
porta que não esteja sendo utilizada e
clique em "OK".
Operador:
Sr.(a),
ainda em "Propriedades", acesse a aba "Force COM Port", marque a opção
"Force COM Port Feature enabled" e depois clique em "OK".
Operador:
Sr.(a),
clique em "OK" até que todas as telas de configuração sejam fechadas e
ápós, feche também o "Gerenciador de Dispositivos".
Operador:
Sr.(a),
agora, localize o ícone do "CTFCliente" (bumerangue verde-laranja)
próximo ao relógio do Windows, clique no ícone com o botão direito do
mouse e selecione a opção "Configurar CTFCliente".
Operador:
Sr.(a),
selecione a opção "4 Pinpad" e depois "Manual". Digite o número da porta
COM em que o Pinpad foi localizado e tecle "Enter".
|