Instalação do Driver Ingenico (iPP320)

Esse processo ocorre quando é necessário realizar uma instalação de driver do Pinpad Ingenico.


Para baixar o driver, oriente o cliente a acessar o link "bit.ly/ingenico320"
Oriente o cliente não plugar o Pinpad iPP320 antes de efetuar a instalação do driver.
Após realizado downlaod para iniciar o processo de instalação do driver, execute o arquivo “IngenicoUSBDrivers_3.10_setup.exe” e siga os passos abaixo:

Clique em Next.

Clique em Next.

Os campos abaixo somente devem ser preenchidos se houver outros dispositivos, além do iPP320, conectados ao computador e quando for necessário especificar a porta COM para o iPP320.

Se este não for o caso, oriente o cliente a deixar os campo em branco e clicar em Next.

Oriente a Manter a opção(Uninstall Microsoft Usbser drivers(s)) selecionada e clique em Next.

Oriente a Clicar em Install.

Informe que o sistema irá efetuar a instalação, necessário apenas aguardar a instalação do driver.

Após o término clicar em Finish.

Oriente o cliente a conectar o Pinpad iPP320 à porta USB, e aguardar mensagem de sucesso na instalação.

Para verificar se o iPP320 foi corretamente reconhecido pelo Windows através do painel de controle, no gerenciador de dispositivo “Sagem Telium Comm Port”.

Configurar o Pinpad

Solicite ao cliente que clique com o botão direito do mouse sobre o item do Pinpad e selecione "Propriedades".

Orientar o cliente a clicar na aba "Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é "19200".

Caso não seja, solicite que ele altere para "19200" e clique em "OK".

Após, ainda na aba "Configurações de Porta", oriente-o a clicar em "Avançado" e verifique o número da porta COM utilizada.

Caso o número seja maior do que "COM10", precisará ser alterado. Oriente o cliente a selecionar uma opção entre COM1 e COM10 e após, clicar em "OK".

Orientar o cliente a clicar em "OK" até retornar ao "Gerenciador de Dispositivos" e depois oriente-o a fechar todas as guias.

Após atualização de Driver, oriente o cliente a localizar o ícone do "CTFCliente" (bumerangue verde-laranja) próximo ao relógio do Windows, clicar no ícone com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Configurar CTFCliente".

Solicitar ao cliente que selecione a opção "Pinpad" e depois "Manual".

Oriente o cliente a digitar o número da porta COM em que o Pinpad foi localizado e teclar "Enter".

Orientar o cliente a teclar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar a opção "Carga de Tabelas".

Caso a Carga de Tabelas seja bem sucedida, peça ao cliente que realize um teste de vendas para confirmar o funcionamento do sistema.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.