FIT FISCAL - OPERAÇÕES DE CAIXA
  Introdução
   
  Esse processo auxilia o cliente a efetuar operacões de Caixa através de seu Microterminal.
 
   
 

Procedimento

- Informe ao cliente que para iniciar as operações de vendas, é necessário acessar as "Operações de Caixas" para Abrir/Fechar o Turno, Bloquear/Desbloquear
 Caixa, Fechar o Dia, Fechar o Período.

Abrir/Fechar Turno
- Caso o dia ou período esteja fechado, oriente o cliente a escolher a opção "SIM" para que o sistema faça abertura do dia, ou "NÃO" para cancelar a operação.
- Oriente ao cliente a escolher a opção "SIM" para que sistema crie o Fundo de Caixa, caso o cliente escolha a opção "NÃO" sua operação será cancelada.
- Oriente o cliente a informar o valor em dinheiro para o Fundo de Caixa, sistema aceitará apenas a opção "DINHEIRO" para concluir a operação de Abertura de Turno.




























Bloqueio/Desbloqueio de Caixa
- Oriente o cliente que o Bloqueio poderá ser efetuado em operações de Vendas, Gavetas, pagamentos e Recebimentos através do menu Operações de Caixa.
- Esta operação poderá ser efetuada também através da tecla F4 de seu microterminal.
- Tela apresentada quando microterminal estiver Bloqueado, digite F4 para voltar as operações de sistema.





















Fechamento Dia/Turno
- Oriente o cliente a efetuar o fechamento do dia através de operações de caixa confirmando a emissão de redução Z, digite "SIM"
- Caso o cliente digite "NÃO", a operação de "FECHAMENTO" não será realizada.
- Oriente o cliente a digitar "SIM" para confirmar o fechamento completo de turno.
- Esta operação gerará a emissão de um "Relatório Financeiro" completo para a geração do SINTEGRA.
- Oriente o cliente a confirmar a emissão de relatório através da "REDUÇÂO Z" para que o relatório serja emitido por completo. Aguarde sua emissão para confirmar também o Fechamento de "TURNO".
- Caso o cliente digite "NÃO" a operação de Fechamento de "TURNO" não será realizada.
- Confirme a operação FECHAMENTO DIA/TURNO digitando "SIM" na última tela apresentada pelo sistema.
   
 
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.

   
   
 

Script (Sugestão)

Operador: Sr.(a), para iniciar as operações de vendas, será necessário acessar o menu "Operações de Caixa" e configurar as opções conforme a seqüência apresentada em seu equipamento.

Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: Sr.(a), a Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
 
 
Data da última alteração: 07/11/18
Projeto Metodologia para Processos.