Esse processo acontece quando o cliente solicita informações sobre o procedimento para o cadastramento de Alíquotas Fiscais na impressora.
Informar ao cliente que para a realização do procedimento, a impressora não pode estar em operação e não pode ter sido emitida nenhuma "Leitura X" na data em questão.
Caso a impressora tenha que ser utilizada no momento do atendimento ou alguma "Leitura X" tenha sido emitida no dia, orientar o cliente a retornar a ligação quando ambos requisitos forem cumpridos.
Questionar se o cliente sabe quais o tipos de tributação e as alíquotas a serem configuradas.
Se o cliente não souber, orientá-lo a obter as informações junto ao contador responsável pela empresa e retornar o contato posteriormente.
Se o cliente souber os tipos de tributação e as alíquotas, questionar se ele possui o aplicativo BemaTool instalado no computador.
Caso o cliente não possua o BemaTool instalado, seguir para o procedimento de Instalação .
Se o BemaTool está ou foi instalado, solicitar que ele execute o aplicativo.
Após, orientar o cliente a selecionar a opção "Configurações ECF" e depois selecionar a aba "Alíquotas".
Informar ao cliente que no box "Opções de Alíquotas", ele deverá inserir os valores das alíquotas e selecionar o tipo de tributação correspondente (ICMS, ISS, etc.).
Orientar o cliente a clicar em "Enviar Alíquota" e confirmar o cadastramento selecionando "Sim" na janela que será exibida.
Informar ao cliente que será exibida mais uma tela de confirmação: "Resposta do ECF".
Solicitar que o cliente confirme se está sendo exibida a informação "terceira resposta: COMANDO OK" .
Orientá-lo a clicar em "OK" para confirmar o cadastramento.
Caso cliente necessite trabalhar com alíquotas de serviço(ISS) é necessário verificar se o ECF possui inscrição municipal cadastrada, pois o cadastro de alíquota de ISS somente é possível se esse dado estiver gravado na impressora.
Para conferir basta emitir qualquer documento no ECF e conferir no cabeçalho, conforme abaixo.
Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.
Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.
Marca: Bematech Hardware.
Formulário: 0800.
Tipo: De acordo com a solicitação.
Prioridade: Não preencher (Campo Automático).
Família: Hardware.
Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.
Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.
Área responsável (0800): Não Preencher.