MP 2800 TH Instalação USB/Serial

Esse processo ocorre quando é necessária a instalação da impressora via USB ou Serial.


Questione ao cliente se o mesmo possui o CD de Instalação que acompanha o equipamento, caso o mesmo não possua, realizar o download através do link bit.ly/MP2800TH ( ao ser solicitado senha, informe "bematech")

Abra o executável "DRIVER" e selecionar em "instalar".

Instalação Serial:

Orientar o cliente que é recomendado pela Bematech a realizar a instalação e configuração da impressora somente via USB, por motivos que os cabos Seriais já estarem caindo em desuso e possuir um gama de pinagens (Direto, Cross e etc.) acarretando assim um conflito nos sistemas operacionais atuais.
Em casos de suporte que for verificado que se trata de um cabo adaptado realizar uma tentativa, porém informar que a Bematech não se responsabiliza pelo funcionamento e instalação dos equipamentos.

Caso o cliente insista na instalação via Serial informar que a conexão serial da impressora é de maneira direta, porém a maioria dos cabos seriais são Invertidos (Cross). Portanto, deve-se utilizar dois cabos comuns, um conectado ao outro ou um cabo com ligação direta. Assim, a impressora será reconhecida no software "Bematech Printer Setting Tool".

Abaixo, uma imagem exemplificando as conexões direta e inversa dos cabos seriais encontrados no mercado:

Automaticamente o software reconhecerá a versão do Windows. Após o reconhecimento da versão do Windows, selecione a opção "Instalar driver de Impressora".

Depois selecione a opção "Próximo" conforme destaque da imagem.

Para instalação como PORTA COM, selecione uma porta COM que esteja livre no computador e depois selecione "Instalar".

Para instalação como USB, selecione a opção de porta USB que esteja livre no computador e depois selecione "Instalar".

Após isso será emitido um pop-up informando que a instalação foi "finalizada". Clique em "OK" para fechar o software.

Abra o software novamente selecione a opção "Instalar Driver de Porta USB serial virtual".

Selecione a opção "Avançar".

Agora selecione a opção "Concluir" e depois clique em "Sair" conforme mostra as duas imagens abaixo.

Agora execute como ADMINISTRADOR o software "SettingsTool" e selecione o tipo de comunicação da qual fez a instalação anteriormente. Marque o número da PORTA que a impressora foi instalada e também mude a velocidade de comunicação para "115200" conforme destaque abaixo.

Agora na tela de "Config. Impressora" altere a opção "MODO UTP" para "MODO VCOM" e depois de um clique na opção "Configura modo USB".

Após isso, confirme se a impressora fez um sinal de BEEP. Se sim, automaticamente a impressora irá aparecer no gerenciador de dispositivos na opção Portas COM E LPT como "Bematech MP2800 TH. Se não, selecionar com o botão direito na opção da impressora que aparece no gerenciador, e então selecionar em "atualizar drivers", ir na pasta Bematech_USBCOM e selecionar o arquivo correspondente a versão do Windows do cliente.

Agora acesse IMPRESSORAS e DISPOSITIVOS pela barra de pesquisa do Windows, clique com o botão direito do mouse na impressora com o nome "Driver - Impressora Bematech MP-2800 TH" selecione "Propriedades da Impressora" e selecione "Imprimir Página Teste".

Se imprimir, significa que a impressora foi instalada de forma correta e está pronta para uso. Caso ainda apresente algum erro, selecione a opção "PORTAS" e confirme se a porta que está selecionada para a impressora é a mesma que está no gerenciador de dispositivos.

Impressora instalada com sucesso.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.