Bloqueio do SAT pelo Contribuinte

Esse processo auxilia no bloqueio do SAT pelo contribuinte via internet.


  1. Acessar o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT.
  2. Acessar a função através do Menu Equipamento, submenu Ações, opção Bloquear e Desbloquear Equipamento SAT. Observação: Se essa opção não aparecer, verifique se o contribuinte está ativo no CADESP.
  3. Na tela de solicitação de bloqueio e desbloqueio, selecionar a ação Bloquear;
  4. Preencher ao menos um dos campos para filtrar a pesquisa. Caso o filtro selecionado for fabricante, o máximo de equipamentos listados é de 200 por busca. Se for preenchido o número de série, não é necessário preencher o campo fabricante.
  5. Para prosseguir clique em Pesquisar. Observação: Se o número de série desejado não aparecer na lista, verifique se o SAT em questão está ativo através do "Visualizar Equipamento SAT" e se o usuário está logado no CNPJ correto.
  6. Selecionar SAT: O usuário deve selecionar um ou mais SATs clicando na caixa de seleção da coluna # da linha correspondente ao número de série do SAT. Podem ser selecionados um ou mais por vez.
  7. Verificar se a ação e os números estão corretos e, caso estejam corretos, clicar em confirmar. Caso exista algum Número de Série a mais, basta clicar na caixa de seleção correspondente e ele não mais ficará marcado.
  8. Após clicar em confirmar, aparecerá uma mensagem de confirmação. Verifique se a ação a ser realizada e os números listados estão corretos. Se estiverem corretos, clique em Sim. Se estiverem errados, clique em Não para voltar à tela anterior e corrigir o que estiver errado.
  9. Clicando em sim, O usuário deve receber uma mensagem de sucesso: Operação Realizada com sucesso
  10. Para completar o processo de bloqueio, necessário acionar o bloqueio do SAT no software de ativação:

    Abrir o Software de Ativação da Bematech no computador onde o SAT está conectado e efetuar um bloqueio no aparelho, entrando em Menu > Bloqueio e digitando o código de ativação do aparelho, aplique o bloqueio.

    Antes do reset manual, vá até Menu > Consulta > Consulta Status e verifique se o Status do aparelho vai ficar como BLOQUEIO CONTRIBUINTE.

  11. Caso o bloqueio tenha sido realizado com sucesso, na função Visualizar Equipamento SAT a situação do equipamento constará como Bloqueado contribuinte, o equipamento não gerará novos CF-e-SAT e na consulta de status do equipamento deve retornar no ESTADO_OPERACAO o valor "2" que significa BLOQUEIO CONTRIBUINTE.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo caso necessário encaminhamento SAT:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Atribuição: SAT (obrigatório realizar confirmação cadastral)

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: Pergunta.

Prioridade: Preenche automaticamente.

Canal de Atendimento: Telefone.

Tipo de Solicitação: Dúvida.

Família: Hardware.

Categoria: SAT.

Motivo: Escolher de acordo com a categoria.

Número da Ordem de Serviço: Inserir número da O.S (se tiver).

Número de Série: Inserir número de Série (se necessário).

Área Responsável (0800): Não Preencher.

Projeto: PDV.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.