|
Procedimento
- Para alteração de dados cadastrais no
equipamento SAT, solicite ao cliente que envie todos os cupons pendentes de
seu equipamente. - Após, oriente o cliente a solicitar a alteração dos
dados cadastrais ao seu contado através do site da SEFAZ (SECRETARIA DA
FAZENDA). - Lembrando que a SEFAZ é responsável pela comunicação com o
SAT. Além das alterações no Sintegra e Receita Federal, é necessário
que seja realizada no site.
- Quando o cliente informar
que fez a alteração no site da SEFAZ dos dados:
• Razão social • Nome Fantasia
• Endereço completo • Regime Tributário
- Perguntar para o cliente: Data, porque somente faremos o processo de
forçar a atualização no SAT à partir de 1 semana da alteração no site.
- Lembrando que antes de iniciar o processo, será necessário consultar
se realmente foi solicitado a alteração no site da SEFAZ/CADESP.
- Caso estiverem corretos no CADESP verifique se o SAT está conectado à
internet e se os equipamentos de borda entre a rede local e a Internet
permitem a livre comunicação com:
• Qualquer
endereço pertencente ao domínio “fazenda.sp.gov.br” na porta HTTPS
(TCP-443); • Qualquer endereço pertencente ao
domínio “rnp.br” e “ntp.br” na porta NTP (UDP-123).
- Caso a
comunicação com a Sefaz estiver regular, faça atualização do software básico
do equipamento e em seguida o contribuinte pode efetuar um bloqueio do SAT e
posteriormente um desbloqueio do equipamento. Quando o contribuinte bloqueia
o SAT, o equipamento busca um arquivo de parametrização de bloqueio no
sistema da Sefaz. Ao efetuar o desbloqueio, o SAT busca um arquivo de
parametrização de uso no sistema. Isso fará com que os dados
cadastrais sejam atualizados no SAT.
IMPORTANTE:
para fazer o bloqueio e desbloqueio é necessário realizar primeiramente o
processo abaixo, e depois terminar o bloqueio/desbloqueio no software de
ativação do SAT.
- Acessar o Sistema de Gestão e Retaguarda do
SAT. Para mais informações sobre o Login, acesse os guias:
Acesso
como:
Contribuinte
Contabilista
Procurador
- Acessar a função através do Menu “Equipamento”, submenu “Ações”,
opção “Bloquear e Desbloquear Equipamento SAT”. Se essa opção
não aparecer, verifique se o contribuinte está ativo no CADESP. - Na
tela de solicitação de bloqueio e desbloqueio, selecionar a ação “Bloquear”;
- Preencher ao menos um dos campos para filtrar a pesquisa. Caso o
filtro selecionado for fabricante, o máximo de equipamentos listados é de
200 por busca. Se for preenchido o “número de série”, não é necessário
preencher o campo “fabricante”. - Para prosseguir clique em
“Pesquisar”. Se o número de série desejado não aparecer na
lista, verifique se o SAT em questão está ativo através do "Visualizar
Equipamento SAT" e se o usuário está logado no CNPJ correto. - Selecionar SAT: O usuário deve selecionar um ou mais SATs clicando na caixa
de seleção da coluna “#” da linha correspondente ao número de série do SAT.
Podem ser selecionados um ou mais por vez. - Verificar se a ação e os
números estão corretos e, caso estejam corretos, clicar em “confirmar”. Caso
exista algum Número de Série a mais, basta clicar na caixa de seleção
correspondente e ele não mais ficará marcado. - Após clicar em
confirmar, aparecerá uma mensagem de confirmação. Verifique se a ação a ser
realizada e os números listados estão corretos. Se estiverem corretos,
clique em “Sim”. Se estiverem errados, clique em “Não” para voltar à tela
anterior e corrigir o que estiver errado. - Clicando em sim, O usuário
deve receber uma mensagem de sucesso: “Operação Realizada com sucesso”.
- Para completar o processo de bloqueio, o usuário deve acionar o bloqueio
do SAT no software de ativação do fabricante do SAT ou caso o Aplicativo
Comercial realize essa tarefa também, pode ser utilizado o aplicativo
comercial. Consulte o manual do equipamento SAT, o fabricante ou o
desenvolvedor do aplicativo comercial para obter instruções de como
proceder. Observação: O SAT deve estar conectado à internet. - Caso o
bloqueio tenha sido realizado com sucesso, na função “Visualizar Equipamento
SAT” a situação do equipamento constará como “Bloqueado contribuinte”, o
equipamento não gerará novos CF-e-SAT e na consulta de status do equipamento
deve retornar no ESTADO_OPERACAO o valor "2" que significa "BLOQUEIO
CONTRIBUINTE". - Após o bloqueio Contribuinte, o analista deve
reiniciar o SAT, e logo após, ir em MENU > BLOQUEAR / DESBLOQUEAR SAT, e
desbloquear o equipamento.
- Caso o cliente informe que já alterou
todos os dados na SEFAZ, e mesmo assim o aparelho não atualizar após o prazo
de uma semana, extrair os logs do SAT, tirar prints dos dados atualizados no
site da SEFAZ e encaminhar o ticket à "SAT/Richard" para analise
interna.
|
|
Script
(Sugestão)
"clique aqui".
Operador:
Sr.(a), por gentileza, antes de realizara alteração, envie todos os
cupons pendentes de seu equipamento.
Operador:
Sr.(a),
feito isso, solicite ao seu contador, alteração de dados através do site
da SEFAZ.
Operador:
Sr.(a), lembramos que é necessário a alteração na SEFAZ, Sintegra e
Receita Federal.
|