SATFISCAL - ATIVAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DE ASSINATURA
  Introdução
   
Esse processo auxiliará o cliente durante as etapas de ativação e associação de assinatura.
 
   

Procedimento


Pré-requisitos para Ativação de aparelho RB-1000 e RB-2000

Antes de dar início ao processo de ativação, deverão ser checadas algumas configurações no computador.
- Informe ao cliente que ao utilizar uma rede Ethernet que contenha em sua arquitetura Firewall, Proxy ou Bloqueio por MacAddress, será necessário a liberação das Portas 80 e 443 no protocolo TCP, tanto para http quanto para https.
- Oriente o cliente a liberar também a Porta 143 UDP e da URL (ntp.cais.rnp.br), neste momento esclareça que esta URL será responsável pela sincronização do relógio do equipamento que, será fundamental para a conclusão da Ativação e Associação do equipamento.
- Solicite ao cliente que após efetuar os ajustes de configuração, libere as seguintes url's:
wssathomolog.fazenda.sp.gov.br e satnacional.fazenda.sp.gov.br para que haja a conexão entre o equipamento RB-1000 e os servidores da SEFAZ.
 - Informe ao cliente que o equipamento deverá possuir como característica de identificação, o código de série para aparelho de "Desenvolvedores" iniciando sua numeração com o dígito "9".
- Esclareça ao cliente que o equipamento para Desenvolvedores deverá ser utilizado somente em ambiente de Homologação da SEFAZ-SP, portanto, não pode ser utilizado em ambiente de frente de caixa por não possuir validade legal.
- Informe ao cliente que equipamentos para Desenvolvedores deverão possuir o CNPJ do contribuinte e CNPJ Software House devidamente associados e informados pela Empresa Bematech, pois são dados autorizados pela SEFAZ-SP.


 

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
 

Sequência numérica iniciada com o dígito 9, equipamento para desenvolvedores
   
   
   
   
 

Gerar Certificação de Equipamento RB-1000/RB-2000 junto ao site SEFAZ-SP

- Oriente o cliente a acessar o site do SEFAZ-SP (
www.fazenda.sp.gov.br) para acessar o sistema SGRSAT.
- Em seguida, solicite que ele selecione a opção "SAT".
- Após, oriente o cliente a escolher no menu lateral a opção "Acesso ao sistema de retaguarda do SAT".
- Logo em seguida, oriente-o à clicar na opção "Contribuinte/Desenvolvedor".
- Oriente o cliente a clicar na opção "Acesso ao SGRSAT" para dar continuidade ao processo de ativação.
- Oriente o cliente a escolher o perfil de "Contribuinte". Neste momento informe ao cliente que o Certificado Digital deve estar devidamente instalado em seu computador.
- Selecione o CNPJ correspondente para dar continuidade ao procedimento de acesso ao SGRSAT.
- Após selecionar o CNPJ correto, oriente o cliente a avançar a operação e no menu superior, escolher as opções Equipamentos/Ações e Vincular o equipamento SAT.
- Oriente o cliente a informar no próximo passo, o número de série e um e-mail de contato. Neste momento esclareça que este e-mail e este número de série deverão ser válidos, caso contrário, não haverá a certificação do equipamento da forma correta.
- Solicite ao cliente que antes de finalizar, selecione a opção Certificado Digital (ACSAT) fornecido pela SEFAZ-SP. Esclareça ao cliente que a opção de certificado ICP-Brasil impossibilita a Ativação e Associação do equipamento.
- Oriente o cliente a clicar em "Enviar" para vincular o equipamento e seguir com o processo de Ativação.
- Para visualizar a configuração, "Clique Aqui".

Script (Sugestão) "clique aqui".

 

   
   
 

Instalação e Ativação do Equipamento RB-1000/RB-2000

- Oriente o cliente a conectar os cabos USB para a rede Ethernet e acessar o link:
goo.gl/JgnB4G.
- Informe ao cliente que este link será utilizado também para baixar e instalar o Driver USB de equipamento.
- Oriente o cliente a instalar o Software de Ativação e confirmar também a instalação do Driver USB no Gerenciador de Dispositivos de seu computador.
- Oriente o cliente a rever as configurações da rede Ethernet de seu computador afim de desativar bloqueios de segurança, do contrário o sistema poderá apresentar erros durante o processo de ativação.
- Após a instalação do equipamento, oriente o cliente a acessar a tela de Ativação e escolher as opções "Menu"  e em seguida, "Ativação".
- Oriente o cliente a criar um código de Ativação, e informe que este código deverá conter no mínimo 8 dígitos.
- Após inserir o código de Ativação, oriente o cliente a repetir o mesmo código no campo de confirmação.
- Oriente o cliente a informar o CNPJ do Contribuinte, selecionar UF para "SP" e por fim selecionar o tipo de certificado. Neste caso, oriente o cliente à optar por "ACSAT", padrão fornecido gratuitamente pelo SEFAZ-SP.
- Oriente o cliente a clicar em "OK" para concluir a Ativação, informe que este processo levará cerca de 08 minutos para a conclusão.
- Ao término do processo de Ativação, será apresentada a mensagem "Ativado Corretamente".
- Oriente o cliente que em caso de erros, será apresentado o retorno "Erro de Comunicação com a SEFAZ".
- Para visualizar a configuração, "Clique Aqui".

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   
 

Associação de Assinatura

- Após efetuar a Ativação de equipamento, oriente o cliente a seguir para a aba "Associar Assinatura".
- Oriente o cliente à inserir o código de Ativação criado durante o processo de Ativação de Equipamento.
- Solicite ao cliente que preencha os campos de "CNPJ de Contribuinte" e "CNPJ Software House", este informado pelo desenvolvedor
do Aplicativo Comercial de frente de Caixa.
- Oriente o cliente a preencher o campo "Assinatura Digital dos CNPJ" e, esclareça que este deverá ser solicitado para seu fornecedor de
software em formato de arquivo assinado digitalmente que contenha seu CNPJ e CNPJ da Software House devidamente convertidos na Base64.
- Após o preenchimento de todos os campos, oriente o cliente a clcar em "Associar". Informe que este processo levará cerca de 30 segundos.
- Ao término do processo, informe ao cliente que sistema apresentará a mensagem "Assinatura do AC Registrada", ou em casos de erros será
apresentado o retorno "Erro de Comunicação com a SEFAZ".
- Para visualizar a configuração, "Clique Aqui".

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   
   
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
   
 
 
Data da última alteração: 10/10/17
Projeto Metodologia para Processos.