BLOQUEIO AUTÔNOMO
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando o equipamento apresenta o erro "bloqueio autônomo".
 
   

Procedimento


- Quando o aparelho apresentar "Bloqueio autônomo", será necessário extrair os logs para verificar se este bloqueio se dá por falta de comunicação com a SEFAZ, por bloqueio de certificado ou por erro no código de ativação.

- Caso seja por
bloqueio de certificado, oriente o cliente a abrir um processo de RMA. Colete os dados dele, extraia o log e encaminhe à supervisão (via book).
Se for apresentada a mensagem
"Impossível realizar autenticação mútua sem certificado válido" e o led BLO estiver apagado, solicitar a troca do equipamento por RMA e enviar o LOG para a supervisão.


- Caso seja
bloqueio por falta de comunicação com a SEFAZ, configurar o equipamento na rede até que consiga a comunicação com a SEFAZ. Se necessário, configurá-lo em outra rede (diferente do estabelecimento), para identificar se o problema está no SAT ou na rede do cliente. Se o SAT conseguir a comunicação com a SEFAZ, orientar o cliente que o SAT pode levar em média 48 horas para envio dos lotes pendentes para só então desbloquear.
- Caso o cliente entre em contato e seja identificado que já foram feito as configurações, o SAT comunicou com a SEFAZ, porém não desbloqueou no prazo mínimo de 48 horas, ou se a configuração de rede não surtir efeito para que o equipamento comunicasse com a SEFAZ, direcionar o cliente para RAT / análise.


- Caso seja
bloqueio por código de ativação inválido, solicite ao cliente que feche todo o seu sistema de vendas e deixe seu equipamento ligado sem realizar nenhum tipo de consultas, até que o mesmo apague o led BLO.  Após, realizar o reset do código de ativação no aparelho e entrar em contato imediatamente com o software de vendas para que um novo código seja cadastrado também no sistema de vendas.

 

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador:
A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
 
Data da última alteração: 10/10/17
Projeto Metodologia para Processos.