Erro de Relógio

Esse processo ocorre quando o SAT encontra-se com o horário incorreto (superior à 5 minutos).


O SAT tem um relógio interno, no qual tem sua data e hora relacionada a porta de comunicação de rede e internet UDP 123: ntp.cais.rnp.br:123 - (UDP).

Como proceder em casos de datas e horas erradas, tanto em atrasos, quanto em datas e horas dispersas ou inexistentes? Deve-se primeiramente questionar se a porta de comunicação UDP 123 do local tem devida liberação para o SAT, em caso positivo, devemos reconfigurar a rede no SAT como DHCP ou IPFIXO dependendo da estrutura de rede do local e após isso reiniciar o SAT via USB mantendo o cabo de internet plugado no equipamento, em casos de SAT com Wi-Fi somente retirar e replugar o cabo USB obviamente, e aguardar seu reinicio.

Assim que o SAT reiniciar por completo poderá visualizar na guia Status se houve a correção da data e hora, deixando cliente ciente de que o relógio interno do SAT NÃO tem relação com o relógio do PC/Notebook onde está plugado via USB, o SAT SEMPRE pegará os dados de data e hora a partir da porta UDP 123 da rede/internet local.

Caso o local não possa fazer essa liberação, levar o SAT em uma AT Bematech para analise, mas deixando cliente ciente de que será necessária a liberação dessa porta no local. Por isso não aconselhamos utilização de modems 3G e 4G por não ter esse controle de portas específicas que o SAT necessita liberação e comunicação.

OBS: erro no relógio intervém na Ativação, Associação e geração de cupons de movimentação e de cancelamentos. É aceito apenas uma diferença de até 5 minutos para mais ou menos para todos os procedimentos acima.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.