Projeto Ativação

Esse processo ocorre quando o cliente deseja realizar a ativação de seu SAT Fiscal.


Quando um cliente entrar em contato solicitando a "Ativação" de seu SAT Fiscal, questionar se ele é um cliente final, RAT, Revenda ou Software House.
Caso o cliente se identifique como RAT, Revenda ou Software House, seguir com o processo de ativação normalmente sem custo.
Caso ele seja um cliente final, após realizar a confirmação cadastral, questionar ao cliente se o SAT é um equipamento novo ou derivado de troca.

Informar sobre o funcionamento do processo de ativação:
Informe ao cliente que há 3 maneiras de realizar a ativação: entrando em contato com a Revenda, de forma autônoma ou, com a Bematech.
 • Caso o cliente escolha realizar de forma autônoma, informe que a Bematech não se responsabiliza por qualquer procedimento incorreto ou bloqueio que venha à ocorrer.
 • Caso informe que prefere uma assistência, oriente-o à contatar a RAT que lhe vendeu o equipamento.
 • Caso ele escolha realizar o processo pelo Suporte Bematech, informe que será cobrado o valor de 75,00 reais por equipamento ativado . Se o cliente ainda assim quiser prosseguir com a ativação, informe que por segurança a ligação é gravada e que o processo será realizado por acesso remoto.

- Solicite ao cliente que realize a confirmação de alguns dados:

 • CNPJ do cliente (caso o responsável pelo contato seja uma RAT/Revenda);
 • Certificado Digital do cliente;
 • CNPJ da Software House responsável pela automação comercial;
 • Assinatura digital da Software House;
 • Código de ativação.

Questionar ao cliente se a ativação anterior foi realizada com a Bematech.

Caso sim, verificar no histórico da ferramenta Zendesk se possui algum Ticket de "projeto Ativação - Cliente Final", ao localizar seguir com ativação sem necessidade de informar valores e registrar no protocolo informando que por motivo de equipamento derivado de troca, não foi realizado cobranças ao cliente.
Caso não localizar histórico informar ao cliente que há 3 maneiras de realizar a ativação: entrando em contato com a Revenda, de forma autônoma ou, com a Bematech. Se o cliente informar que já pagou pelo processo solicitar as informações abaixo:

  • Número de sério do 1° SAT de compra (que foi ativado, pagou boleto)
  • Nota fiscal
  • CNPJ
  • Protocolo- Se ele tiver o protocolo, consultar no link Relatórios/WEB e identificar se houve a cobrança. Encaminhar para analise com todos os dados no Ticket como aberto para o Richard/Cecilia-Prazo para o cliente 48 horas uteis.

Caso não localizar histórico informar ao cliente que há 3 maneiras de realizar a ativação: entrando em contato com a Revenda, de forma autônoma ou, com a Bematech.

 • Caso o cliente escolha realizar de forma autônoma, informe que a Bematech não se responsabiliza por qualquer procedimento incorreto ou bloqueio que venha à ocorrer.
 • Caso informe que prefere uma assistência, oriente-o à contatar a RAT que lhe vendeu o equipamento.
 • Caso ele escolha realizar o processo pelo Suporte Bematech, informe que será cobrado o valor de 75,00 reais por equipamento ativado . Se o cliente ainda assim quiser prosseguir com a ativação, informe que por segurança a ligação é gravada e que o processo será realizado por acesso remoto.

- Solicite ao cliente que realize a confirmação de alguns dados:

 • CNPJ do cliente (caso o responsável pelo contato seja uma RAT/Revenda);
 • Certificado Digital do cliente;
 • CNPJ da Software House responsável pela automação comercial;
 • Assinatura digital da Software House;
 • Código de ativação.

Se o cliente desejar ativar em outro CNPJ, informe que será cobrado.


Vinculação:

Registrar o número de série do SAT junto a SEFAZ-SP via SGRSAT (retaguarda) usar o certificado digital do contribuinte para ter acesso ao SRGSAT- Digitar o número de série (clicar na folhinha branca com símbolo de mais + em verde) e e-mail para concluir, aceitar como AC-SAT bolinha de cima na opção:

Exemplo de SGRSAT - SEFAZ-SP

OBS 1: SAT's somente vinculados é possível alterar o contribuinte, mas quando ativados (PAR aceso) será necessário concluir a associação para podermos DESATIVAR SAT e passar para o CNPJ próximo correto, ressaltando que não será possível usar o SAT para o CNPJ anterior.

OBS 2: No ZenDesk devemos identificar e tabular conforme cliente ou técnico que nos contatou e passou tal CNPJ, exemplos:

Nos casos de cliente final que nos contatar para tirar duvidas de vinculação, ativação e associação, não sendo plausível de Acesso Remoto e acompanhamento devemos tabular como: Modelo SAT -> Orientação -> Vincular/Ativar/Associar.

Exemplo de tabulação para orientação de Vinculação/Ativação/Associação

Nos casos em que a SH, RAT ou Técnicos nos contatar para auxilio nos 3 procedimentos acima (Vincular/Ativar/Associar), poderemos Tabular como: Orientação em que passamos informações, mas nos casos em que fazemos acesso remoto para acompanhamento devemos Tabular como: Modelo SAT -> Projeto Ativação -> Vincular/Ativar/Associar (Técnico); Não será gerado valor referente a instrução junto ao CNPJ de SH/RAT/Técnico.

Exemplo de tabulação para orientação de Vinculação/Ativação/Associação

Vale ressaltar que nos casos em que o técnico nos contatar e passar o CNPJ do CLIENTE FINAL devemos informar que para tal CNPJ (contribuinte) será gerado o valor R$ 75,00 referente ao auxilio na ativação do SAT. Mesmo que fizermos qualquer um dos 3 passos ou até mesmo os 3 por completo. Tabular como: Modelo SAT -> Projeto Ativação -> Vincular/Ativar/Associar (Cliente Final).

Exemplo de tabulação de Projeto Ativação: Cliente Final


Ativação

PAR acende e fixa, cria data da "emissão e vencimento" do certificado interno na aba Status do SAT embaixo:

Status SAT (certificado interno)

OBS: Caso na ativação ocorra um erro pelo LOG sob o código: 999 erro não catalogado, significa que os servidores do SEFAZ-SP estão instáveis ou indisponíveis para ativação no momento, devemos tentar mais tarde ao longo do dia ou no outro dia.


Associação

É a combinação para conclusão e habilitação do contribuinte junto a determinado sistema de vendas (frente de caixa/PDV/ERP), sendo ele para CFE, NFE ou NFCE dependendo da necessidade do cliente final/contribuinte:

Exemplo de tela de associação de SAT

OBS: Tentar inverter ou pular os passos acima dará erro e não conseguirá proceder com a Ativação completa do SAT para habilitar ao sistema de vendas.

Exemplo de AC validada, sempre haverá 344 caracteres sem espaços, gerado a parir do certificado digital da Software House com Base 64, terá como característica os dois símbolos de igual no final (==), quando colado no bloco de notas, se possível, deixar o quebra de linhas DESATIVADO:

LpgXJ2rIh5OXdnP6qxDRi7s8miSZfQ8UVVcRq6XAOhoFyljn9ohxXv/FcSGUwJZ26Nc3tf0ldt44lCBdc0PMZjbaxdVQu7lxEM17cBSnNZyqAvH5fUPXvJAEtsDNAC1BrtZz4JTCta3Z+6wIgFvp87iWBzp2f6GMNef6Ld0kwtkm/5G1kcxkYYF9UaC+urMD6WY7+2NpAT0olcB7ocNH2pmv0JYyP1KzEoJ5L+aZXakG3cVX79MfFXFbjJ4bNqwCb9fSU5euzNNMffLFQo1WNAev+tpj0mqRS3lt/zgeTjZrGBOz0cuSemAiLFtjfggkfpVDhoRr7MpZeUyZ8MUkYw==

Informações adicionais:

Certificado Digital:
Contribuinte: acesso ao SGRSAT, desativação, consulta de CFE's, confirmação se a Assinatura Digital é validada ou não;
Software House: acesso ao SGRSAT para desenvolvedores habilita gerar Assinatura Digital (AC's), incluir, alterar e retirar contribuintes para uso ou não do seu sistema de vendas (ERP, frente de caixa, simuladores de vendas;

Tipos de Certificados Digitais:
A1 - Digital (arquivo digital com senha, geralmente ".pfx" ou ".cer")
A3 - Usa dispositivos físicos (Token e leitor de Cartão - SmartCard)

OBS: Fica sob a responsabilidade da Certificadora Contratada ou a Contabilidade a instalação e dúvidas sobre reset de senhas e informações mais precisas sobre procedimentos sobre o Certificado Digital.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.