PROJETO ATIVAÇÃO
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando o cliente deseja realizar a ativação de seu SAT Fiscal.
 
   
 

Procedimento

- Quando um cliente entrar em contato solicitando a "Ativação" de seu SAT Fiscal, questionar se ele é um cliente final, RAT, Revenda ou Software House.
- Caso o cliente se identifique como RAT, Revenda ou Software House, seguir com o processo de ativação normalmente sem custo.

- Caso ele seja um cliente final, após realizar a confirmação cadastral, questionar ao cliente se o SAT é um equipamento novo ou derivado de troca.

 
Informar sobre o funcionamento do processo de ativação:
Informe ao cliente que há 3 maneiras de realizar a ativação: entrando em contato com a Revenda, de forma autônoma ou, com a Bematech.
 • Caso o cliente escolha realizar de forma autônoma, informe que a Bematech não se responsabiliza por qualquer procedimento incorreto ou bloqueio que venha à ocorrer.
 • Caso informe que prefere uma assistência, oriente-o à contatar a RAT que lhe vendeu o equipamento.
 • Caso ele escolha realizar o processo pelo Suporte Bematech, informe que será cobrado o valor de 75,00 reais por equipamento ativado . Se o cliente ainda assim quiser prosseguir com a ativação, informe que por segurança a ligação é gravada e que o processo será realizado por acesso remoto.

- Solicite ao cliente que realize a confirmação de alguns dados:

 • CNPJ do cliente (caso o responsável pelo contato seja uma RAT/Revenda);
 • Certificado Digital do cliente;
 • CNPJ da Software House responsável pela automação comercial;
 • Assinatura digital da Software House;
 • Código de ativação.
 


Questionar ao cliente se a ativação anterior foi realizada com a Bematech.

Caso sim, Verificar na ferramenta CRM se possui algum protocolo de "projeto Ativação - Clinte Final", ao localizar seguir com ativação sem necessidade de informar valores e registrar no protocolo informando que por motivo de equipamento derivado de troca, não foi realizado cobranças ao cliente.
Caso não localizar histórico informar ao cliente que há 3 maneiras de realizar a ativação: entrando em contato com a Revenda, de forma autônoma ou, com a Bematech.

 • Caso o cliente escolha realizar de forma autônoma, informe que a Bematech não se responsabiliza por qualquer procedimento incorreto ou bloqueio que venha à ocorrer.
 • Caso informe que prefere uma assistência, oriente-o à contatar a RAT que lhe vendeu o equipamento.
 • Caso ele escolha realizar o processo pelo Suporte Bematech, informe que será cobrado o valor de 75,00 reais por equipamento ativado . Se o cliente ainda assim quiser prosseguir com a ativação, informe que por segurança a ligação é gravada e que o processo será realizado por acesso remoto.

- Solicite ao cliente que realize a confirmação de alguns dados:

 • CNPJ do cliente (caso o responsável pelo contato seja uma RAT/Revenda);
 • Certificado Digital do cliente;
 • CNPJ da Software House responsável pela automação comercial;
 • Assinatura digital da Software House;
 • Código de ativação.
   

Dados para a geração do Boleto,  "Clique aqui".

Importante: Somente dar sequência à ativação se o cliente possuir todos os dados para a geração do boleto. Caso não possua, solicite que ele retorne o contato posteriormente.

- Após a confirmação dos dados para envio do boleto, acessar remotamente a máquina do cliente e realizar o processo de "Ativação".
- Caso o processo retorne falha devido a um problema de assinatura digital, informar ao cliente que há um período de 24 horas para ele retornar e finalizar o procedimento. Caso o prazo expire, haverá uma nova cobrança.
- Caso o processo não seja realizado devido a um erro físico do equipamento, deve-se finalizar o protocolo e direcionar o cliente à RAT mais próxima.
- Caso o procedimento seja realizado com sucesso, informar o protocolo de atendimento e finalizar o atendimento.
- Lembre o cliente de que, o prazo para a entrega do boleto é de 10 dias, porém, ele pode ser resgatado através do site Bematech a partir do quinto dia útil.



Não informar ao cliente que a cobrança do "Projeto Ativação" existe somente para "Cliente Final". Caso o mesmo questione à respeito, argumentar da seguinte maneira:


Para a SH ou Revenda, não é feita a cobrança imediata pois existe um contrato de prestações de serviços com esses fornecedores”


“O cliente final, possui a opção de realizar ativações nas revendas (Custo de acordo com cada revendedor), através do tutorial(responsabilidade do cliente pela ação) ou através de nossas ações(Custo de R$75,00 para cada CNPJ ativado).”

   
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: Sr.(a), a Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
   
 
 
Data da última alteração: 26/10/18
Projeto Metodologia para Processos.