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ERRO 20 - PROBLEMA PINPAD
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando é necessário configurar a velocidade do Pinpad, o número da porta COM ou atualizar o Driver.
 
   

Procedimento

- Oriente o cliente a acessar o "Gerenciador de Dispositivos" do Windows (tecla "Windows" + "Pause Break" ou através do "Executar", digitando o comando "devmgmt.msc").
- Oriente-o a localizar a guia "Portas COM e LPT" e depois selecionar opção referente ao Pinpad (marca ou modelo Ex.: PPC 900 - 910).
- Caso não seja localizado o modelo do Pinpad em "Portas COM e LPT", realizar o Reset de Cabo (solicitar que cliente desconecte o cabo do pinpad e conecte em outra entrada USB do computador) e verificar novamente se modelo foi localizado.
- Se ainda assim o pinpad não for localizado, realizar a "Atualização de Driver" do equipamento.
- Após a localização, clicar com o botão direito do mouse sobre o modelo do pinpad, acessar a opção de "Propriedades", depois a aba "Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é "19200".
- Se não for, solicite que o cliente altere para "19200" e clique em "avançar".
- Orientar o cliente  a anotar o número da porta COM e informá-lo que caso o número seja maior do que "COM10", precisará ser alterado.
- Solicitar que o cliente, no campo "Número da Porta COM", selecione uma porta COM que não esteja sendo utilizada, entre COM1 e COM10 e clique em "OK".
- Ainda nas propriedades do Pinpad, solicite ao cliente que clique sobre a aba "Force COM Port", marque a opção "Force COM Port Feature enabled" e depois clique em "OK".
*** Essa opção fixará a porta COM do Pinpad no gerenciador de dispositivos, assim, toda vez que o computador for reiniciado, o Pinpad permanecerá na mesma porta COM evitando possíveis erros de comunicação.
- Orientar o cliente a clicar em "OK" até que todas as telas de configuração sejam fechadas, inclusive o Gerenciador de Dispositivos.
- Após, solicite o cliente que localize o ícone do "CTFClient" (bumerangue verde-laranja) próximo ao relógio do Windows, clique no ícone com o botão direito do mouse e selecione a opção "Configurar CTFClient".
- Oriente o cliente a selecionar a opção "Pinpad" e depois "Manual".
- Solicte ao cliente que digite o número da porta COM em que o Pinpad foi localizado e tecle "Enter".
- Orientar o cliente a pressionar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar "Carga de Tabelas".
- Se a carga de tabelas for bem sucedida, orientar o cliente a realizar um teste de vendas para confirmar o funcionamento do sistema.
- Caso o sistema retorne "Erro no pinpad - Retorno 20", realizar a "Atualização de Driver" do equipamento.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)

Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
   
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.