ERRO 0000 - RETORNO 16
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando, ao realizar uma carga de tabelas, o sistema retorna o erro 0000 - Retorno 16.
 
   

Procedimento

- Oriente o cliente a acessar o "Gerenciador de Dispositivos" do Windows.
- Solicite ao cliente que localize a guia "Portas COM e LPT" e depois a opção do Pinpad (deve aparecer a marca ou modelo Ex.: PPC910).
- Orientar o cliente a clicar com o botão direito do mouse sobre o item do Pinpad, selecionar "Propriedades", clicar na aba "Configurações de Porta" e depois em "Avançado".
- Solicitar que o cliente, em "Número da Porta COM", selecione uma porta COM que não esteja sendo utilizada, entre COM1 e COM10 e clique em "OK".
- Após o número da porta COM estar configurado, oriente o cliente a clicar na aba "Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é "19200".
- Se não for, solicite a ele que altere para "19200" e clique em "OK".
- Orientar o cliente a clicar em "OK" até que todas as telas de configuração sejam fechadas e o sistema retorne ao "Gerenciador de Dispositivos".
- Solicite que o cliente feche o gerenciador de dispositivos e localize o ícone do "CTFCliente" (bumerangue verde-laranja) próximo ao relógio do Windows.
- Após alterar a porta COM, oriente o cliente a clicar no ícone com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Configurar CTFCliente".
- Solicitar ao cliente que selecione a opção "4 Pinpad" e depois "Manual".
- Orientar o cliente a digitar o número da porta COM em que o Pinpad foi localizado e teclar "Enter".
- Orientar o cliente a teclar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar "5 Carga de Tabelas".
- Caso a Carga de Tabelas seja bem sucedida, oriente o cliente a realizar um teste de vendas para confirmar o funcionamento do sistema.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.