INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TEF TOTAL COM CONEXÃO VIA HTTPS
  Introdução
   
Esse processo apresenta recursos para instalação e configuração da plataforma TEF TOTAL.
 
   

Procedimento


Baixar pacotes e Liberar URL's


O processo de instalação é realizado exclusivamente pelo 2º nível de atendimento. Caso o cliente entre em contato solicitando, realize a transferência da ligação.


- O computador ao qual será instalada a solução TEF, deverá possuir aplicativo “JAVA” com a última versão disponível, caso contrario, deverá efetuar as atualizações necessárias para que haja o funcionamento correto de seu Integrador.
- Deverá ter uma conexão estável com internet para realizar download dos pacotes de instalação.
- A pasta “Auttar” deve estar liberada para acesso total do perfil de usuário que efetuará as transações.
- Caso seja necessário baixar o kit de instalação do distribuidor, será indicado o FTP Bematech localizado no caminho
ftp://ftp3.bematech.com.br
- Liberar no navegador, as seguintes URL's
https://Gateway-tef.auttar.com.br e https://Autenticador.auttar.com.br para que haja a devida correção em casos de atualizações da plataforma TEF.
- Após download dos pacotes necessários para instalação e extração de arquivos, execute o arquivo "setup.exe" e acompanhe o passo a passo da instalação.
- Após a execução do arquivo de instalação, será apresentado a tela de instalação personalizada onde será necessário escolher Integrador TEF-IP.
- Sistema informará o local onde serão instalados os arquivos, clique em avançar.
- O sistema solicitará a forma de comunicação com o CTF e que o mesmo deverá optar por "Utilizar Gateway Https" clicando em "Sim" e após em Avançar.
- Preencher o campo de "Versão de Automação Comercial" com a numeração 1.0 e clicar em avançar.
- Na opção Configuração de Pin Pad, preencher campo "Porta" com numeração "2501" e na opção "Mensagem de Prompt" preencher com "BEMATECH TEF". Em seguida clicar em avançar para dar continuidade ao processo de instalação.
- Nas próximas duas telas, clicar em "avançar", depois em "instalar" e por fim "concluir".
- Para visualizar a configuração,
"Clique aqui".

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   

Configurar Terminal através de Integrador TEF.


- Após efetuar instalação da plataforma TEF TOTAL, efetue a configuração do Terminal clicando em "Iniciar",
"Todos os Programas", selecionar a pasta "AUTTAR" e em seguida clicar em "Integrador TEF-IP - Iniciar Integrador TEF-IP".
- O ícone do Integrador ficará ativo na barra de tarefas próximo ao relógio do computador. Clique com o botão direito do mouse sobre
o ícone e selecionar a opção "Configurar CTFClient".
- Serão apresentadas telas solicitando "LOGIN e SENHA" para autenticação do terminal. Neste caso, preencher utilizando Usuário GUI e
Senha GUI encontrados nas ferramentas Agent Tef ou Workfinity.
- Informar o CNPJ do Estabelecimento e pressionar a tecla "enter" para a conclusão do processo.
- O Integrador apresentará a informação "Dispositivo Registrado".

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
 
   
   
   

Informar as configurações de PINPAD através de Integrador TEF-IP.
 
- Após informar os dados para a configuração do terminal,será necessário configurar o PINPAD através do Integrador TEF-IP.
- Selecione a opção "Pinpad" e depois "Manual".
- Digitar o número da porta COM ao qual o pinpad está localizado e teclar "Enter".
- Teclar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar a opçãp "Carga de Tabelas" para finalizar o processo de configuração de seu terminal.
- O técnico deverá efetuar um teste de venda através da Automação do EC no valor de R$0,01. Este procedimento é obrigatório para verificar se o TEF está realizando a comunicação com o servidor.
- Durante o teste de vendas ou durante as vendas dos estabelecimento, alguns cartões de débito, podem possuir a opção “SAQUE” habilitada.
- Nesses casos, após efetuar a venda no software de “Frente de Caixa”, quando o TEF for chamado para efetuar a transação, aparecerá uma tela antes da mensagem “Digite sua Senha”.
- Oriente o cliente que digitando qualquer número, autorizará saque no caixa do estabelecimento, portanto é necessário que o usuário aperte apenas a tecla ENTER (do computador) para que a mensagem de “Digite sua Senha” seja apresentada e a venda prossiga.
- Se o estabelecimento não for cadastrado na adquirente, será apresentada a mensagemde “Estabelecimento não Cadastrado” e a transação será cancelada sendo necessário efetuar o procedimento novamente.
- Se o estabelecimento for cadastrado na adquirente e houver inclusão de valores na tela "SAQUE", o cliente terá o valor da compra debitado 2 vezes (Compra + Saque). Para este caso a compra deve ser cancelada (opção TEF administrativo) ou o valor informado de saque deve ser repassado ao cliente.
- Informe ao cliente que essa ação é de responsabilidade do Estabelecimento Comercial. A Bematech não se responsabiliza por procedimentos incorretos de venda.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
 
 
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.