|
|
|
|
|
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TEF TOTAL COM
CONEXÃO VIA HTTPS |
|
|
|
Introdução |
|
|
|
Esse processo apresenta recursos para instalação e configuração da
plataforma TEF TOTAL. |
|
|
|
|
|
Procedimento
Baixar pacotes e Liberar URL's
O processo de
instalação é realizado exclusivamente pelo 2º nível de atendimento. Caso o
cliente entre em contato solicitando, realize a transferência da ligação.
- O computador ao qual
será instalada a solução TEF, deverá possuir aplicativo “JAVA” com a última
versão disponível, caso contrario, deverá efetuar as atualizações
necessárias para que haja o funcionamento correto de seu Integrador. -
Deverá ter uma conexão estável com internet para realizar download dos
pacotes de instalação. - A pasta “Auttar” deve estar liberada para acesso
total do perfil de usuário que efetuará as transações. - Caso seja
necessário baixar o kit de instalação do distribuidor, será indicado o FTP
Bematech localizado no caminho
ftp://ftp3.bematech.com.br
- Liberar no navegador, as seguintes URL's
https://Gateway-tef.auttar.com.br
e
https://Autenticador.auttar.com.br
para que haja a devida correção em casos de atualizações da plataforma TEF.
- Após download dos pacotes necessários para instalação e extração de
arquivos, execute o arquivo "setup.exe" e acompanhe o passo a passo da
instalação. - Após a execução do arquivo de instalação, será apresentado
a tela de instalação personalizada onde será necessário escolher Integrador
TEF-IP. - Sistema informará o local onde serão instalados os arquivos,
clique em avançar. - O sistema solicitará a forma de comunicação com o
CTF e que o mesmo deverá optar por "Utilizar Gateway Https" clicando em
"Sim" e após em Avançar. - Preencher o campo de "Versão de Automação
Comercial" com a numeração 1.0 e clicar em avançar. - Na opção
Configuração de Pin Pad, preencher campo "Porta" com numeração "2501" e na
opção "Mensagem de Prompt" preencher com "BEMATECH TEF". Em seguida clicar
em avançar para dar continuidade ao processo de instalação. - Nas
próximas duas telas, clicar em "avançar", depois em "instalar" e por fim
"concluir".
- Para visualizar a configuração,
"Clique aqui".
|
|
Script
(Sugestão)
"clique aqui".
Operador:
Sr.(a), o equipamento a ser instalado a solução TEF deverá possuir um
aplicativo JAVA com a última versão disponível e conexão estável com
internet para download dos pacotes de instalação.
Operador:
Sr.(a),
o seu perfil de usuário no computador deverá estar liberado para acesso
total à pasta Auttar.
Operador:
Sr.(a), será necessário liberar em seu navegador as seguintes URL's
https://Gateway-tef.auttar.com.br
e https://Autenticador.auttar.com.br para que haja a devida correção em
casos de atualizações da plataforma TEF.
Operador:
Sr.(a), após download dos pacotes necessários para instalação e extração
de arquivos, execute o arquivo "setup.exe" e acompanhe o passo a passo
de instalação.
Operador:
Sr.(a), após a execução do arquivo de instalação, será apresentado a
tela de instalação personalizada onde será necessário escolher
Integrador TEF-IP.
Operador:
Sr.(a),
o seu sistema informará o
local onde serão instalados os arquivos, clique em avançar.
Operador:
Sr.(a), o sistema solicitará a forma de comunicação com o CTF, selecione
a opção "Utilizar Gateway Https" clicando em "SIM" e depois em avançar.
Operador:
Sr.(a), preencha a "Versão de Automação Comercial" com 1.0 e clique em
"Avançar".
Operador:
Sr.(a),
preencha o campo "Porta" com numeração "2501" e na opção "Mensagem de
Prompt" preencha com "BEMATECH TEF". Em seguida clique em avançar para
dar continuidade ao processo de instalação.
Operador:
Sr.(a),
nas próximas duas telas clique em "avançar", depois em "instalar" e por
fim "concluir".
|
|
|
|
|
|
|
|
Configurar Terminal através de Integrador TEF.
- Após efetuar instalação da plataforma TEF TOTAL, efetue a configuração
do Terminal clicando em "Iniciar", "Todos os Programas", selecionar a
pasta "AUTTAR" e em seguida clicar em "Integrador TEF-IP - Iniciar
Integrador TEF-IP". - O ícone do Integrador ficará ativo na barra de
tarefas próximo ao relógio do computador. Clique com o botão direito do
mouse sobre o ícone e selecionar a opção "Configurar CTFClient". -
Serão apresentadas telas solicitando "LOGIN e SENHA" para autenticação do
terminal. Neste caso, preencher utilizando Usuário GUI e Senha GUI
encontrados nas ferramentas Agent Tef ou Workfinity. - Informar o CNPJ
do Estabelecimento e pressionar a tecla "enter" para a conclusão do
processo. - O Integrador apresentará a informação "Dispositivo
Registrado".
Script
(Sugestão)
"clique aqui".
Operador:
Sr.(a),
após efetuar instalação da plataforma TEF TOTAL, efetuaremos a
configuração de seu Terminal clicando em "Iniciar", "Todos os
Programas", selecione a pasta "AUTTAR" e em seguida clique em
"Integrador TEF-IP - Iniciar Integrador TEF-IP".
Operador:
Sr.(a),
o ícone do Integrador ficará ativo em sua barra de tarefas próximo ao
relógio do computador, clique com o botão direito do mouse sobre ele e
selecione a opção "Configurar CTFClient".
Operador:
Sr.(a), será solicitado login e senha, preencha com "usuário GUI" e
"senha GUI".
Operador:
Sr.(a), por gentileza, informe o CNPJ do seu estabelecimento e pressione
a tecla "enter" para a conclusão do processo. O Integrador apresentará a
mensagem "Dispositivo Registrado".
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Informar as configurações de PINPAD através de
Integrador TEF-IP.
- Após informar os dados para a configuração do terminal,será necessário
configurar o PINPAD através do Integrador TEF-IP. - Selecione a opção
"Pinpad" e depois "Manual". - Digitar o número da porta COM ao qual o
pinpad está localizado e teclar "Enter". - Teclar "ESC" para voltar ao
menu do "CTFClient" e selecionar a opçãp "Carga de Tabelas" para finalizar o
processo de configuração de seu terminal. - O técnico deverá efetuar um
teste de venda através da Automação do EC no valor de R$0,01. Este
procedimento é obrigatório para verificar se o TEF está realizando a
comunicação com o servidor. - Durante o teste de vendas ou durante as
vendas dos estabelecimento, alguns cartões de débito, podem possuir a opção
“SAQUE” habilitada. - Nesses casos, após efetuar a venda no software de
“Frente de Caixa”, quando o TEF for chamado para efetuar a transação,
aparecerá uma tela antes da mensagem “Digite sua Senha”. - Oriente o
cliente que digitando qualquer número, autorizará saque no caixa do
estabelecimento, portanto é necessário que o usuário aperte apenas a tecla
ENTER (do computador) para que a mensagem de “Digite sua Senha” seja
apresentada e a venda prossiga. - Se o estabelecimento não for cadastrado
na adquirente, será apresentada a mensagemde “Estabelecimento não
Cadastrado” e a transação será cancelada sendo necessário efetuar o
procedimento novamente. - Se o estabelecimento for cadastrado na
adquirente e houver inclusão de valores na tela "SAQUE", o cliente terá o
valor da compra debitado 2 vezes (Compra + Saque). Para este caso a compra
deve ser cancelada (opção TEF administrativo) ou o valor informado de saque
deve ser repassado ao cliente. - Informe ao cliente que essa ação é de
responsabilidade do Estabelecimento Comercial. A Bematech não se
responsabiliza por procedimentos incorretos de venda.
Script
(Sugestão)
"clique aqui".
Operador:
Sr.(a),
após informar os dados para a configuração de seu terminal, vamos
configurar o PINPAD através de seu Integrador TEF-IP. Selecione a opção
"04 - PINPAD" - em seguida escolha a opção "Manual" e infome o número da
porta COM ao qual pinpad está configurado.
Operador:
Sr.(a),
por gentileza aperte a tecla ESC para retornar ao menu do CTFClient,
selecione a opção "01-Inicialização" e aguarde o processo de
Inicialização de terminal.
Operador:
Sr.(a), após ser apresentada a informação "CTF inicializado com
Sucesso", retorne para o menu CTFCliente e escolha a opção "05-Carga de
Tabelas". Aguarde o processo de atualização das tabelas para finalizar o
processo de configuração de seu Terminal.
Operador:
Sr.(a), seu técnico deverá efetuar um teste de venda através da
Automação do EC no valor de R$0,01. Este procedimento é obrigatório para
verificar se o TEF está realizando a comunicação com o servidor.
Operador:
Sr.(a),
durante o teste de vendas, ou durante as vendas do estabelecimento,
alguns cartões de débito podem possuir a opção “SAQUE” habilitada. Caso
seja apresentada mensagem de "SAQUE", apertar apenas a tecla "ENTER" no
teclado do computador, aguardar a mensagem "DIGITE SUA SENHA" e
prosseguir com a venda.
Operador:
Sr.(a),
informando qualquer valor nessa tela, o mesmo será referente a um saque.
Operador:
Sr.(a), se o estabelecimento não for cadastrado na adquirente a operação
de "SAQUE" não será efetuada, devendo o cliente normalizar a situação de
cadastramento e repetir a operação.
Operador:
Sr.(a), se o seu estabelecimento for cadastrado na adquirente, quando
aparecer a mensagem de SAQUE, havendo preenchimento de valor, o mesmo
será debitado 2 vezes (Compra + Saque). Caso ocorra, cancele a venda
(TEF administrativo) ou repasse o valor informado de saque ao cliente.
Operador:
Sr.(a),
lembramos que essa ação é de responsabilidade do seu estabelecimento
comercial. A Bematech não se responsabiliza por procedimentos incorretos
de venda.
|
|
|
|
|
|
|
|
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:
Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.
Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.
Marca: Bematech Hardware.
Formulário: 0800.
Tipo: De acordo com a solicitação.
Prioridade: Não preencher (Campo Automático).
Família: TEF.
Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.
Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.
Área responsável (0800): Não Preencher.
- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
|
|
|
|
|
|
Script
(Sugestão)
Operador:
Sr.(a),
ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os
produtos da Bematech.
Operador:
A Bematech
agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).
|
|
|
|
|
|
|
|
Data
da última alteração:
06/11/18
|
Projeto
Metodologia para Processos. |
|