Instalação do Driver Gertec (PPC 910/920/930)

Esse processo ocorre quando é necessário realizar uma instalação de driver do Pinpad Gertec (PPC 910, 920 ou 930 ).


Para baixar o driver, oriente o cliente a acessar o link "bit.ly/driverpin".
Realizar o download do arquivo "Gertec_920-930_2_3_0_9.exe".
Após realizado download para iniciar o processo de instalação do driver, execute o arquivo e siga os passos abaixo:

Oriente ao cliente que a instalação é padrão ( somente ir avançando na Instalação).

Após ser realizada a atualização/Instalação de driver, orientar o cliente a acessar o "Gerenciador de Dispositivos do Windows".

Orientar o cliente a localizar a guia "Portas COM e LPT" e depois selecionar opção referente ao Pinpad (marca ou modelo Ex.: PPC 900 - 910).

Acessar a opção de "Propriedades", depois a aba "Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é "19200".

Caso não seja, solicitar alteração para "19200" e clicar em avançar.

Orientar o cliente a verificar o número da porta COM e informá-lo que caso o número seja maior do que "COM10", precisará ser alterado.

Solicitar que o cliente, no campo "Número da Porta COM", selecione uma porta COM que não esteja sendo utilizada, entre COM1 e COM10 e clique em "OK".

Orientar o cliente a clicar em "OK" até que todas as telas de configuração sejam salvas e depois orientá-lo a fechar o "Gerenciador de Dispositivos".

Após atualização de Driver, oriente o cliente a localizar o ícone do "CTFCliente" (bumerangue verde-laranja) próximo ao relógio do Windows, clicar no ícone com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Configurar CTFCliente".

Solicitar ao cliente que selecione a opção "Pinpad" e depois "Manual".

Oriente o cliente a digitar o número da porta COM em que o Pinpad foi localizado e teclar "Enter". Orientar o cliente a teclar "ESC" para voltar ao menu do "CTFClient" e selecionar a opção "Carga de Tabelas".

Caso a Carga de Tabelas seja bem sucedida, peça ao cliente que realize um teste de vendas para confirmar o funcionamento do sistema.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.