CONFIGURAR PINPAD
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando é necessário configurar a velocidade do pinpad ou o número da porta COM onde o pinpad está localizado.
 
   

Procedimento


Configurar Pinpad - Gerenciador de Dispositivos

- Orientar o cliente a acessar o "Gerenciador de Dispositivos" do Windows  (tecla "Windows" + "Pause Break" ou através do "Executar", digitando o comando "devmgmt.msc").
- Orientar o cliente a localizar a guia "Portas COM e LPT" e depois a opção do Pinpad (deve aparecer a marca ou modelo Ex.: PPC 900 - 910).
- Solicite ao cliente que clique com o botão direito do mouse sobre o item do Pinpad e selecione "Propriedades".
- Orientar o cliente a clicar na aba "
Configurações de Porta" e verificar se a velocidade em "bits por segundo"é "19200".
- Caso não seja,solicite que ele altere para "19200" e clique em "OK".
- Após, ainda na aba "Configurações de Porta", oriente-o a clicar em "Avançado" e verifique o número da porta COM utilizada.
- Caso o número seja maior do que "COM10", precisará ser alterado. Oriente o cliente a selecionar uma opção entre COM1 e COM10 e após, clicar em "OK".
- Ainda nas propriedades do Pinpad, solicite ao cliente que clique sobre a aba "Force COM Port", marque a opção "Force COM Port Feature enabled" e depois clique em "OK".
*** Essa opção fixará a porta COM do Pinpad no gerenciador de dispositivos, assim, toda vez que o computador for reiniciado, o Pinpad permanecerá na mesma porta COM evitando possíveis erros de comunicação.
- Orientar o cliente a clicar em "OK" até retornar ao "Gerenciador de Aplicativos".
- Após, realizar a configuração pelo PayGo Client.
- Para visualizar a configuração, "Clique Aqui".


Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   
 

Configurar Pinpad - PayGo Client

- Orientar o cliente a localizar o ícone do "Cliente PayGo" (seta branca em um quadrado azul) próximo ao relógio do Windows, clicar no ícone com o botão direito do mouse e selecione a opção "Configurar".
- Solicitar que o cliente selecione a opção "Pesquisar porta".
- O sistema exibirá um retorno informando que o "Pinpad" foi localizado, solicite ao cliente que clique no botão "Atualizar" e informe a senha técnica "314159".
- Após, oriente o cliente a clicar na opção "Testar Pinpad" para confirmar que o procedimento foi bem sucedido.
- Caso seja apresentada a mensagem de "Teste Ok", orientar o cliente à realizar um teste de vendas para confirmar que o pinpad está funcionando corretamente.
- Ao clicar em "Pesquisar porta", caso o sistema exiba um retorno informando que o pinpad não foi localizado, solicite ao cliente que desconecte, conecte o cabo do pinpad em outra entrada e refaça o procedimento de configuração.

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
   
   
   
   

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.