SITEF NÃO ATIVO
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando o serviço Sitef encontra-se inativo ou quando há erros na configuração Client Sitef / Frente de Caixa.
 
   

Procedimento

- Ao ser apresentado esse erro no Console Controle Geral, realizar as seguintes verificações:


- Conferir se o serviço do Sitef está Iniciado.
- Se não tiver Iniciado, clicar em Iniciar, se iniciar normalmente, solicitar teste de venda.
- Se não iniciar, conferir se licença está ativa e se configuração "Loja e Adquirente" estão corretas, caso tiver algum erro nestes itens, corrigi-lo e iniciar serviço novamente.

- Se não tiver erro na licença e configuração, abrir o Gerenciador do Computador (botão direito no Meu Computador / Gerenciar). Acessar Visualizador de Eventos / Logs do Windows / Aplicativo. Verificar seguintes erros do Sitef:



Erro com drvcom.exe: Necessário exclusão do arquivo pelo Anti-vírus.
- Colocar as pastas "C:\Sitef, C:\Client e C:\CliSitef" nas exclusões do Anti-Virus. Após, fechar todos os aplicativos Sitef que estiverem abertos e executar o instalador Sitef ( necessário fazer backup da pasta Sitef antes). Feito isso, iniciar o Serviço novamente.



Erro na Licença: Licença desatualizada ou erro na licença Slim na versão 6.
- Se a licença do cliente for a "Slim e o Sitef" for a versão 6, substituir o arquivo "SiTefService.exe" da pasta "C:\Sitef\AplicWin" pelo de mesmo nome que está na pasta
ftp://ftp3.bematech.com.br/TEF_EXPRESS/. Feito isso, tentar iniciar o Serviço novamente.


- Caso a licença não seja a Slim ou a versão não for a 6, é possível que a licença esteja desatualizada. Baixar novo arquivo de licença no FTP e atualizar . Caso ainda retorne o erro, conferir se o número de adquirentes liberadas na licença é o mesmo que está configurado no Sitef. Se estiver divergente, conferir com o cliente quais adquirentes pretende operar. Se ele informar que não vai mais trabalhar com alguma adquirente que esteja configurada, excluir a configuração da adquirente no botão Excluir, conforme imagem abaixo:





- Selecionar o botão “Excluir” na página “Estabelecimento” e também na “Comunicação”.
- Se o cliente não quiser excluir nenhuma adquirente, enviar caso para Backoffice, pois será necessário atualizar a licença na Software Express. Caso não houver divergência na licença, enviar para N3.



Obs: Para que o cliente não fique sem transacionar enquanto a licença não é atualizada, deixar configurado o número de adquirentes que a licença permitir, questionando o cliente qual ele tem preferência, não esquecendo de alterar o MultiBandeiras caso for necessário. Colocar em observação do chamado os dados da adquirente que foi excluída para que ela seja inclusa novamente quando a licença for atualizada.

   
   
   
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
   
   
   
 
Data da última alteração: 02/10/17
Projeto Metodologia para Processos.