TESTE TELNET VPN SLIM
  Introdução
   
Esse processo é necessário para descobrir se está ocorrendo algum bloqueio ou restrição na rede interna do cliente, que ocasiona problema na conexão da VPN Slim.
   
   
   

Procedimento


- Para testar a comunicação através do Telnet, abra o "CMD" e digite o comando "telnet" seguido do IP de comunicação da VPN e uma das portas de comunicação das adquirentes, as informações são separadas por espaço.


- Existem duas versões de VPN Slim, para identificar pode ser acessado o Portal da Comnect (https://portal.comnect.com.br) e verificar se ao lado do nome da VPN apresenta o "2.0" ou se tiver sem informação indica que a versão é 1.0. Testar além da faixa de IP padrão da VPN os IPs a baixo de acordo com a versão.

  Versão 1.0
     • 200.155.13.133 Porta: 5003 TCP
     • 177.47.18.80 Porta: 5003 TCP

  Versão 2.0
     • 200.155.13.138 Porta: 5006 TCP
     • 177.47.18.75 Porta: 5006 TCP
     • 179.107.41.130 Porta 5006 TCP
     • update.comnect.com.br 5006


IPs e portas para liberação da VPN Comnect do TEF Hospedado:

  • IP:
200.155.13.82 Portas: 10000 a 10500 / TCP
  • IP:
179.124.46.202 Portas: 10000 a 10500 / TCP
  • IP:
179.107.41.130 Portas: 10000 a 10500 / TCP
  • IP:
200.159.73.53 Portas: 5010 a 5020 / TCP – Update TLS
  • Porta teste telnet: 10010



- Em alguns casos será necessário contato com a Comnect (11) 4502-4500 e verificar se o cliente não está bloqueado por pendência ou solicitação da Bematech.


- Caso ao executar o "telnet" a tela do console fique toda preta com 3 pontos, significa que o IP e a porta de comunicação estão comunicando perfeitamente.







- Durante o processo de Telnet se apresentar a mensagem "telnet não é reconhecido como um comando interno ou externo", execute o comando “optionalfeatures”.










- Marque a caixa de dialogo “Cliente Telnet” e clique em OK, conforme imagem abaixo:







- Após habilitar o Telnet e executar o comando, se apresentar a mensagem de erro "Não foi possível abrir conexão com o host. Na porta XXXXX: conexão falhou", orientar ao cliente fazer o desbloqueio dos IPs e das portas de comunicação das adquirentes.


   
   
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
   
 
Data da última alteração: 22/12/17
Projeto Metodologia para Processos.