NORMATIVA SA8000 | |||||||||
O QUE É A SA8000? A SA8000® é uma norma internacional de Responsabilidade Social. Esta norma trata das relações entre as pessoas e condições do ambiente de trabalho. A Norma SA8000® tem 09 requisitos, fundamentados nos Direitos Fundamentais do Trabalho, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Direitos da Criança. A Atento busca a certificação da norma SA8000® para toda a empresa, isso porque queremos reforçar nosso compromisso com os funcionários e demais Partes Interessadas com as quais interagimos, tais como: fornecedores, sindicatos, comunidade, ONGs e outras. |
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1. Trabalho
Infantil O que é? Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, de acordo com a legislação de cada país. Com que idade é permitido trabalhar de acordo com a lei? No Brasil, até os 14 anos, não se pode trabalhar em hipótese alguma. Política de Compromisso de Reparação, Combate e Mitigação do Trabalho Infantil. 2. Trabalho Forçado O que é? É quando uma pessoa não se disponibiliza a fazer um trabalho e é obrigada a fazer sob ameaça de punição ou retaliação. É caracterizado pela prática intimatória e ameaçadora no ambiente de trabalho para execução de tarefas durante a jornada regular ou mesmo horas extras. Aqui na Atento praticamos o trabalho decente. Exercido em condições de liberdade, dignidade e segurança. Sem discriminação e desigualdade no ambiente profissional. 3. Saúde e Segurança O ambiente de trabalho e suas condições devem ser seguras e saudáveis, com acesso a banheiros limpos e água potável. Para que este requisito seja atendido plenamente, a empresa depende do envolvimento de seus funcionários e fornecedores nos hábitos de segurança e saúde no ambiente de trabalho. As gestantes devem ser respeitadas em sua condição, não sendo submetidas a trabalhos difíceis ou penosos. 4. Liberdade de Associação O que é? É o livre acesso dos funcionários ao seu sindicato de categoria. O sindicato também deve ter livre acesso às dependências da empresa, suas campanhas não podem ser obstruídas. Relacionamento Atento x Sindicato Acontece por meio da área de Relações Sindicais que promove e facilita o relacionamento para tratamento de demandas vindas dos funcionários com a finalidade de encontrar soluções para os temas levantados e manter o canal de negociação ativo. 5. Discriminação É toda forma de distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo, gênero, raça, cor da pele, linhagem, origem, orientação sexual, estado civil, condição social, religião, idade, deficiência ou qualquer outro motivo que nada tem a ver com os requisitos necessários para o desempenho da função oferecida. 6. Práticas Disciplinares Medida disciplinar é um meio de atuação corretiva, com o objetivo de disciplinar o funcionário a observar e cumprir as regras da empresa. Quem aplica é o líder, mas também é seu dever orientar e conduzir a equipe a práticas corretas, evitando ao máximo a aplicação de medidas disciplinares. Quando deve ser aplicada? Quando o funcionário deixar de cumprir as regras da Empresa, sejam elas gerais ou específicas da sua área. 7. Horário de Trabalho A Jornada de trabalho, intervalos para refeição, descanso e horas extras devem ser praticados em conformidade com a Convenção Coletiva de Trabalho e demais leis. |
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8. Remuneração Os pisos salariais e benefícios previstos em convenções Coletivas devem ser atendidos. Na Atento, os pisos de categoria e benefícios são atendidos em conformidade com a legislação. É uma prática da Empresa o pagamento em dia, sem atrasos e descontos indevidos. 9. Sistema de Gestão - Politica de Responsabilidade Social; - Canais de Comunicação; - Controle de Fornecedores. Canais de Comunicação A empresa deve fornecer canais de comunicação confidenciais e sigilosos para o tratamento de manifestações. Estas manifestações devem ser investigadas e respondidas ao manifestante |
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Projeto Metodologia para Processos. | |||||||||