Projeto Ativação (Vinculação - Ativação - Associação)

Esse processo ocorre quando o cliente deseja realizar a ativação de seu SAT Fiscal.


Quando um cliente entrar em contato solicitando a "Ativação" de seu SAT Fiscal, questionar se ele é um cliente final, RAT, Revenda ou Software House.
Caso o cliente se identifique como RAT, Revenda ou Software House, seguir com o processo de ativação normalmente sem custo e o CNPJ que a ligação deverá ser registrada tem que ser de uma RAT, REVENDA ou SOFTWARE HOUSE.
Caso seja informado o CNPJ de CLIENTE FINAL, deve-se seguir o fluxo abaixo.

Atenção!

Tudo que envolve pelo menos 1 dos três passos (VINCULAÇÃO, ATIVAÇÃO, ASSOCIAÇÃO) para CLIENTE FINAL ou TÉCNICO que INFORME CNPJ DE CLIENTE FINAL (mesmo que seja apenas INFORMADO/ACOMPANHADO VIA TELEFONE COMO FAZER O PROCESSO) é cobrado a taxa de R$ 75,00. O restante entra apenas como suporte e não gera custos.

Informar sobre o funcionamento do processo de ativação:
Informe ao cliente que há 3 maneiras de realizar a ativação: entrando em contato com a Revenda, de forma autônoma ou, com a Bematech.
 • Caso o cliente escolha realizar de forma autônoma, informe que a Bematech não se responsabiliza por qualquer procedimento incorreto ou bloqueio que venha à ocorrer.
 • Caso informe que preferir uma assistência, oriente-o à contatar a RAT que lhe vendeu o equipamento.
 • Caso ele escolha realizar o processo pelo Suporte Bematech, informe que será cobrado o valor de 75,00 reais por equipamento ativado . Se o cliente ainda assim quiser prosseguir com a ativação, informe que por segurança a ligação é gravada e que o processo será realizado por acesso remoto.

Solicite ao cliente que realize a confirmação de alguns dados:
  • CNPJ do cliente (caso o responsável pelo contato seja uma RAT/Revenda);
  • Certificado Digital do cliente;
  • CNPJ da Software House responsável pela automação comercial;
  • Assinatura digital da Software House;


Caso a confirmação acima esteja "OK", informar ao cliente é necessário fornecer algumas informações para que caso a ativação seja realizada com sucesso, os dados serão utilizados para emissão do boleto.

Utilizar a macro "Projeto ativação - Salvar dados do cliente", preencher as informações solicitadas e salvar como OBSERVAÇÃO INTERNA (depois seguir com o processo de ativação do SAT).

Caso a ativação do SAT seja realizada com sucesso (pelo menos 1 dos 3 passos), utilizar a macro "Projeto Ativação SAT", substituir o formulário em branco pelas informações colhidas anteriormente, e enviar como RESPOSTA PUBLICA ao cliente.

Para casos de troca


 • Caso o CLIENTE INFORME que já realizou o pagamento da ATIVAÇÃO do SAT anterior a troca. Se o cliente informar esse pagamento, o mesmo precisa nos passar os dados abaixo:
  • Ticket do Zendesk (Consultar histórico no Zendesk) ou Protocolo do CRM (Consultar histórico no CRM) que comprove o PROJETO ATIVAÇÃO (com custo):
  • Número de série do SAT anterior:
  • CNPJ da ativação anterior (obrigatóriamente precisa ser o mesmo que será ativado o SAT NOVO (de troca). Caso contrário, gera uma nova cobrança):
  • Nota Fiscal de COMPRA e de RETORNO DE TROCA:

Casos de desativação para ativação

  • Caso o CLIENTE FINAL ou TÉCNICO com CNPJ do cliente final INFORME que deseja Desativar o SAT FISCAL e Ativa-lo em outro CNPJ, será informado o funcionamento do processo de ativação com a cobrança dos R$75,00 para realização da Ativação.
  • Caso o CLIENTE reporte que já realizou o pagamento da Ativação do SAT, informá-lo que o pagamento foi realizado para outro CNPJ e será realizada para o novo CNPJ é realizada a cobrança, mesmo sendo um aparelho que já foi ativado, pois houve mudança no CNPJ.
O Processo de Desativação somente não gera custos para o cliente final.


*Caso não seja COMPROVADO que houve a cobrança, informar ao cliente que não foi localizado histórico para aquelas informações e novamente ofertar a ATIVAÇÃO via cobrança, caso cliente não aceite encaminhar para analise com todos os dados no Ticket como aberto para o Richard/Cecilia (Prazo 48 horas ).


**Na ausência de funcionamento da ferramenta CRM e se o cliente informar já ter efetuado o pagamento, os dados devem ser enviados ao Interno (Richard) para análise com os seguintes dados:
  • CNPJ
  • Número de série
  • Nota fiscal
  • Ticket/Protocolo de Atendimento

Caso cliente questione como receberá o boleto, informar que serão enviados no endereço e também via e-mail em até 30 dias.


Vinculação:

Para realizar a Vinculação é necessário acessar o SGRSAT (https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT/Account/LoginSSL.aspx?ReturnUrl=%2fCOMSAT%2f).
Na Tela de Acesso ao Sistema, selecionar a opção Contribuinte. A próxima tela será solicitado o Certificado Digital ou Usuário e Senha para Acesso.
Selecionar o CNPJ correspondente para dar continuidade ao procedimento de acesso ao SGRSAT.

Após selecionar o CNPJ correto, oriente o cliente a avançar a operação e no menu superior, escolher as opções Equipamentos/Ações e Vincular o equipamento SAT.
Registrar o número de série do SAT junto a SEFAZ-SP via SGRSAT (retaguarda) usar o certificado digital do contribuinte para ter acesso ao SRGSAT- Digitar o número de série (clicar na folhinha branca com símbolo de mais + em verde) e e-mail para concluir, aceitar como AC-SAT bolinha de cima na opção:

Exemplo de SGRSAT - SEFAZ-SP

OBS 1: SAT's somente vinculados é possível alterar o contribuinte, mas quando ativados (PAR aceso) será necessário concluir a associação para podermos DESATIVAR SAT e passar para o CNPJ próximo correto, ressaltando que não será possível usar o SAT para o CNPJ anterior.

OBS 2: No ZenDesk devemos identificar e tabular conforme cliente ou técnico que nos contatou e passou tal CNPJ, exemplos:

Nos casos de cliente final que nos contatar para tirar duvidas de vinculação, ativação e associação, não sendo plausível de Acesso Remoto e acompanhamento devemos tabular como: Modelo SAT -> Orientação -> Vincular/Ativar/Associar.

Exemplo de tabulação para orientação de Vinculação/Ativação/Associação

Nos casos em que a SH, RAT ou Técnicos nos contatar para auxilio nos 3 procedimentos acima (Vincular/Ativar/Associar), poderemos Tabular como: Orientação em que passamos informações, mas nos casos em que fazemos acesso remoto para acompanhamento devemos Tabular como: Modelo SAT -> Projeto Ativação -> Vincular/Ativar/Associar (Técnico); Não será gerado valor referente a instrução junto ao CNPJ de SH/RAT/Técnico.

Exemplo de tabulação para orientação de Vinculação/Ativação/Associação

Vale ressaltar que nos casos em que o técnico nos contatar e passar o CNPJ do CLIENTE FINAL devemos informar que para tal CNPJ (contribuinte) será gerado o valor R$ 75,00 referente ao auxilio na ativação do SAT. Mesmo que fizermos qualquer um dos 3 passos ou até mesmo os 3 por completo. Tabular como: Modelo SAT -> Projeto Ativação -> Vincular/Ativar/Associar (Cliente Final).

Exemplo de tabulação de Projeto Ativação: Cliente Final


Ativação

O processo de ativação é realizado após a finalização da vinculação. Essa etapa é realizada através do Activation Software.
Após abrir o Activation Software, aba MENU, opção Ativação, sub-opção Ativar SAT.
Dentro da Tela Ativar SAT será necessário informar os seguintes itens, depois só cliecar no botão Ativar:

PAR acende e fixa, cria data da "emissão e vencimento" do certificado interno na aba Status do SAT embaixo:

Status SAT (certificado interno)

OBS: Caso na ativação ocorra um erro pelo LOG sob o código: 999 erro não catalogado, significa que os servidores do SEFAZ-SP estão instáveis ou indisponíveis para ativação no momento, devemos tentar mais tarde ao longo do dia ou no outro dia.


Associação

É a combinação para conclusão e habilitação do contribuinte junto a determinado sistema de vendas (frente de caixa/PDV/ERP), sendo ele para CFE, NFE ou NFCE dependendo da necessidade do cliente final/contribuinte:

Essa etapa também é realizada através da Activation Software, aba MENU, opção Ativação, sub-opção Associar Assinatura.
Na tela Associar Assinatura será solicitado os seguintes itens, depois só clicar no botão de Associar.

Exemplo de tela de associação de SAT

OBS¹: Tentar inverter ou pular os passos acima dará erro e não conseguirá proceder com a Ativação completa do SAT para habilitar ao sistema de vendas.
OBS²: Alguns clientes durante a Associação podem reportar que possuem um Certificado para a realização da associação sem ser o Padrão (Assinatura em Base64). Caso o cliente reporte isso, deve-se selecionar a opção Certificado e localizar o Arquivo do Certificado no computador do cliente.

Exemplo de AC validada, sempre haverá 344 caracteres sem espaços, gerado a parir do certificado digital da Software House com Base 64, terá como característica os dois símbolos de igual no final (==), quando colado no bloco de notas, se possível, deixar o quebra de linhas DESATIVADO:

LpgXJ2rIh5OXdnP6qxDRi7s8miSZfQ8UVVcRq6XAOhoFyljn9ohxXv/FcSGUwJZ26Nc3tf0ldt44lCBdc0PMZjbaxdVQu7lxEM17cBSnNZyqAvH5fUPXvJAEtsDNAC1BrtZz4JTCta3Z+6wIgFvp87iWBzp2f6GMNef6Ld0kwtkm/5G1kcxkYYF9UaC+urMD6WY7+2NpAT0olcB7ocNH2pmv0JYyP1KzEoJ5L+aZXakG3cVX79MfFXFbjJ4bNqwCb9fSU5euzNNMffLFQo1WNAev+tpj0mqRS3lt/zgeTjZrGBOz0cuSemAiLFtjfggkfpVDhoRr7MpZeUyZ8MUkYw==

Informações adicionais

Certificado Digital:
Contribuinte: acesso ao SGRSAT, desativação, consulta de CFE's, confirmação se a Assinatura Digital é validada ou não;
Software House: acesso ao SGRSAT para desenvolvedores habilita gerar Assinatura Digital (AC's), incluir, alterar e retirar contribuintes para uso ou não do seu sistema de vendas (ERP, frente de caixa, simuladores de vendas;

Tipos de Certificados Digitais:
A1 - Digital (arquivo digital com senha, geralmente ".pfx" ou ".cer")
A3 - Usa dispositivos físicos (Token e leitor de Cartão - SmartCard)

OBS: Fica sob a responsabilidade da Certificadora Contratada ou a Contabilidade a instalação e dúvidas sobre reset de senhas e informações mais precisas sobre procedimentos sobre o Certificado Digital.

Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente conforme PTS.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço: Preencher caso necessário.

Número de série: Preenchimento obrigatório.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.