Instalação TEF | ||
Introdução | ||
Esse processo ocorre quando é necessário uma instalação do TEF Express. | ||
Procedimento Baixando Arquivos necessários - Acesse o FTP para baixar os arquivos de instalação ftp://ftp3.bematech.com.br • Usuário: bematechftp • Senha: bema@tef2014 - Baixar arquivos de instalação no FTP: • Arquivo Instalador Tef Express • LIC Bematech, Baixar e salvar na pasta "C:" • Driver do Pin Pad ![]() Instalação - Extraia os arquivos compactados e execute o arquivo de instalação “setup.exe” - Extraia os arquivos compactados em “Instalador_Servidor_tef_Express_302030(1).zip”, Localizar e executar o arquivo "Instala.exe", para que seja iniciado o processo de Instalação. ![]() - Na tela seguinte selecionar o caminho de origem "C:". - Selecione "Next" para avançar, será iniciado o processo de instalação dos arquivos, aguarde o término. - Selecione a Opção "Finish". - Após a conclusão da instalação o sistema irá apresentar tela solicitando CNPJ do estabelecimento, preencha conforme descrito na OS - Será apresentado tela com as informações cadastrais do cliente, efetuar a validação destes dados, se os dados estiverem corretos selecionar a opção “Instala a Licença” e será apresentada a tela abaixo: ![]() Configuração do Sitef Servidor - Acesse o menu iniciar do "Windows", "Todos os Programas", "Sitef Menu Principal" e "Configurador Geral Sitef”. - Será solicitado usuário e senha, informar: • Usuário: 000000 • Senha: 12345678 - Após configurar usuário e senha será exibida a tela do Configurador do Sitef conforme abaixo, selecionar opção SiTef: ![]() - Selecionar a opção “Interface PDV/Sitef”, configurar esta opção conforme a imagem abaixo e selecione "Salvar", caso já esteja selecione em retornar. ![]() - Selecione a opção “Interface SiTe/Host”, selecionar a opção “Direto” na Aba “TCP/IP” e clique em "Salvar" e em seguida em "Retornar". ![]() - Selecinar a opção “Dados Operacionais”, no campo "Empresa" selecione a opção “Nova”, e no campo "Nova Empresa" preencha com “00000000”. Feito isso selecione “Salvar”. Os demais campos dessa tela, deverá seguir os valores conforme descritos na imagem abaixo: ![]() Configurar abas de acordo com as seguintes imagens; - Aba Transações Habilitadas: ![]() - Aba Cabeçalho do Tíquete: ![]() - Aba Captura Parametros: ![]() - Aba Data de Lançamento: ![]() - Aba Parcelamento: ![]() - Aba Limites: OBS; Necessário selecionar o botão “ ![]() ![]() - Após realizadas todas as configurações do Sitef, realizar o processo de configuração das adquirentes que o cliente possui liberadas em seu estabelecimento. • Configurar Cielo • Configurar Elavon • Configurar Módulo DMCard • Configurar Módulo Getnet • Configurar Módulo Stand-By • Configurar Módulo Neus • Configurar Rede - Após realizadar as configurações das adquirentes, é necessário que seja ativado o “Sitef Console Geral” para efetuar a inicialização do Sitef. - Acesse o menu iniciar do "Windows", "Todos os Programas", "Inicializar", "Sitef Console Geral”. - Assim que o "Sitef Console Controle Geral" for ativado, irá exibir a tela abaixo: ![]() - Após SiTef ativo, realizar procedimento de Carga de Tabelas. - Realizar Carga de tabelas de Pinpad: • Acesse o menu iniciar do "Windows", "Todos os Programas", "Sitef Menu Principal", "Carga de Tabelas Pinpad". • Selecionar a empresa “00000000”, ao ser apresentada a mensagem de confirmação, selecione “SIM” • Selecione a Bandeira correspondente a Carga, e em seguida no botão “Enviar”. Instalação Sitef Client - Descompacte o Arquivo “Client Modular V4.0.3.9.zip”, clique duas vezes no arquivo Instala.exe, para que seja iniciado o processo de Instalação. - Seleciona a opção "1 - instala". - Será Questionado pelo sistema se já existe o SITEF Instalado no computador, selecione "SIM", e em seguida selecione "OK" - O sistema irá apresentar tela de instalação, selecione "NEXT" até que finalise a instalação dos arquivos do SiTef. ![]() - Após realizar a instalação será necessário realizar a configuração do Sitef Client. (Clique aqui para visualisar) - Acessar o Menu Iniciar do "Windows", "Inicializar" e "Client Sitef". - Após a inicialização do cliente Sitef é necessário informar os dados conforme abaixo: - Selecione a opção "Administrador": • Usuário: 00000000 • Senha: 123456 - Na Aba “Estabelecimento”, informar os dados conforme abaixo: (Clique aqui para Visualisar). • Empresa: 00000000 (Conforme Configuração do Número da Empresa no Sitef). • Terminal: 00000000 (Conforme Configuração do Número da Empresa no Sitef). • Endereço Sitef: (Digitar LocalHost ou verificar o endereço de Ip do servidor através do IP Config). - Na aba “Opções do Usuário”, os itens abaixo serão preenchidos automaticamente: (Clique aqui para visualisar). • Diretório de leitura: C:\Client\Req • Diretório de Gravação: C:\Client\Resp • Arquivo Padrão: IntPos • Extensão Padrão: 001 Marcar a opção “Cartão de Crédito – Permite digitação - Na aba “Sistema”, selecione a opção “Windows”: (Clique aqui para visualisar) - Na aba “Pinpad”, efetuar configuração conforme abaixo: (Clique aqui para visualisar) • Porta Serial: Verificar no Gerenciador de Dispositivos em qual Porta o Pinpad esta conectado • Velocidade: Selecionar a Opção “19200” • Modelo Pin Pad: Selecionar a opção “Pinpad EMV • Mensagem Padrão: Informar Nome Fantasia do EC - Na Aba “Consulta Cheque”, todos os campos devem estar sem preenchimento. (Clique aqui para visualisar) -Após as configurações terem sido realizadas, clique em “1 – Confirma” Após a confirmação o ícone do Sitef Cliente se iniciará na barra de tarefas: ![]() - Após SiTef ativo, é necessário configurar “Controle Total” na pasta C:\Client. - Realizar teste de vendas para verificar total funcionalidade do sistema, caso erro realizar teste pelo "Simulador PDV". |
||
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:
Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente. Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente. Marca: Bematech Hardware. Formulário: 0800. Tipo: De acordo com a solicitação. Prioridade: Não preencher (Campo Automático). Família: Hardware. Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado. Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário. Área responsável (0800): Não Preencher. - Questione ao cliente se deseja mais alguma informação. - Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech. - Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech. |
||
Script
(Sugestão)
|
||
Data
da última alteração:
09/02/18
|
Projeto Metodologia para Processos. | |
|