Instalação TEF
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando é necessário uma instalação do TEF Express.
 
Procedimento


Baixando Arquivos necessários

- Acesse o FTP para baixar os arquivos de instalação
ftp://ftp3.bematech.com.br
    • Usuário: bematechftp
    • Senha: bema@tef2014




- Baixar arquivos de instalação no FTP:

         • Arquivo Instalador Tef Express
         • LIC Bematech, Baixar e salvar na pasta "C:"
         • Driver do Pin Pad







Instalação


 - Extraia os arquivos compactados e execute o arquivo de instalação “setup.exe”
 - Extraia os arquivos compactados em “Instalador_Servidor_tef_Express_302030(1).zip”, Localizar e executar o arquivo "Instala.exe", para que seja iniciado o processo de Instalação.







- Na tela seguinte selecionar o caminho de origem "C:".
- Selecione "Next" para avançar, será iniciado o processo de instalação dos arquivos, aguarde o término.

- Selecione a Opção "Finish".
- Após a conclusão da instalação o sistema irá apresentar tela solicitando CNPJ do estabelecimento, preencha conforme descrito na OS
- Será apresentado tela com as informações cadastrais do cliente, efetuar a validação destes dados, se os dados estiverem corretos selecionar a opção “Instala a Licença” e será apresentada a tela abaixo:









Configuração do Sitef Servidor


- Acesse o menu iniciar do "Windows", "Todos os Programas", "Sitef Menu Principal" e "Configurador Geral Sitef”.
- Será solicitado usuário e senha, informar:

      • Usuário: 000000
      • Senha: 12345678


- Após configurar usuário e senha será exibida a tela do Configurador do Sitef conforme abaixo, selecionar opção SiTef:








- Selecionar a opção “Interface PDV/Sitef”, configurar esta opção conforme a imagem abaixo e selecione "Salvar", caso já esteja selecione em retornar.









- Selecione a opção “Interface SiTe/Host”, selecionar a opção “Direto” na Aba “TCP/IP” e clique em "Salvar" e em seguida em "Retornar".







- Selecinar a opção “Dados Operacionais”, no campo "Empresa" selecione a opção “Nova”, e no campo "Nova Empresa" preencha com “00000000”. Feito isso selecione  “Salvar”. Os demais campos dessa tela, deverá seguir os valores conforme descritos na imagem abaixo:






Configurar abas de acordo com as seguintes imagens;



- Aba Transações Habilitadas:






- Aba Cabeçalho do Tíquete:






- Aba Captura Parametros:






- Aba Data de Lançamento:






- Aba Parcelamento:







- Aba Limites:
OBS; Necessário selecionar o botão “ ” , localizado ao lado direito da Aba “Parcelamento”.







- Após realizadas todas as configurações do Sitef, realizar o processo de configuração das adquirentes que o cliente possui liberadas em seu estabelecimento.


  •
  Configurar Cielo
  •  Configurar Elavon
  •  Configurar Módulo DMCard
  •
  Configurar Módulo Getnet
  •
  Configurar Módulo Stand-By
  •
  Configurar Módulo Neus
  •
  Configurar Rede



- Após realizadar as configurações das adquirentes, é necessário que seja ativado o “Sitef Console Geral” para efetuar a inicialização do Sitef.
- Acesse o menu iniciar do "Windows", "Todos os Programas", "Inicializar", "Sitef Console Geral”.
- Assim que o "Sitef Console Controle Geral" for ativado, irá exibir a tela abaixo:







- Após SiTef ativo, realizar procedimento de
Carga de Tabelas.
- Realizar Carga de tabelas de Pinpad:
       • Acesse o menu iniciar do "Windows", "Todos os Programas", "Sitef Menu Principal", "Carga de Tabelas Pinpad".
       • Selecionar a empresa “00000000”, ao ser apresentada a mensagem de confirmação, selecione “SIM”
       • Selecione a Bandeira correspondente a Carga, e em seguida no botão “Enviar”.




Instalação Sitef Client


- Descompacte o Arquivo “Client Modular V4.0.3.9.zip”, clique duas vezes no arquivo Instala.exe, para que seja iniciado o processo de Instalação.
- Seleciona a opção "1 - instala".
- Será Questionado pelo sistema se já existe o SITEF Instalado no computador, selecione "SIM", e em seguida selecione "OK"
- O sistema irá apresentar tela de instalação, selecione "NEXT" até que finalise a instalação dos arquivos do SiTef.







- Após realizar a instalação será necessário realizar a configuração do Sitef Client. (Clique aqui para visualisar)
- Acessar o Menu Iniciar do "Windows", "Inicializar" e "Client Sitef".
- Após a inicialização do cliente Sitef é necessário informar os dados conforme abaixo:
- Selecione a opção "Administrador":
      • Usuário: 00000000
      • Senha: 123456


- Na Aba “Estabelecimento”, informar os dados conforme abaixo: (
Clique aqui para Visualisar).
      • Empresa: 00000000 (Conforme Configuração do Número da Empresa no Sitef).
      • Terminal: 00000000 (Conforme Configuração do Número da Empresa no Sitef).
      • Endereço Sitef: (Digitar LocalHost ou verificar o endereço de Ip do servidor através do IP Config).


- Na aba “Opções do Usuário”, os itens abaixo serão preenchidos automaticamente: (
Clique aqui para visualisar).
      • Diretório de leitura: C:\Client\Req
      • Diretório de Gravação: C:\Client\Resp
      • Arquivo Padrão: IntPos
      • Extensão Padrão: 001 Marcar a opção “Cartão de Crédito – Permite digitação


- Na aba “Sistema”, selecione a opção “Windows”: (
Clique aqui para visualisar)


- Na aba “Pinpad”, efetuar configuração conforme abaixo: (
Clique aqui para visualisar)
      • Porta Serial: Verificar no Gerenciador de Dispositivos em qual Porta o Pinpad esta conectado
      • Velocidade: Selecionar a Opção “19200”
      • Modelo Pin Pad: Selecionar a opção “Pinpad EMV
      • Mensagem Padrão: Informar Nome Fantasia do EC


- Na Aba “Consulta Cheque”, todos os campos devem estar sem preenchimento. (Clique aqui para visualisar)


 -Após as configurações terem sido realizadas, clique em “1 – Confirma” Após a confirmação o ícone do Sitef Cliente se iniciará na barra de tarefas:





- Após SiTef ativo, é necessário configurar “Controle Total” na pasta C:\Client.
- Realizar teste de vendas para verificar total funcionalidade do sistema, caso erro realizar teste pelo "
Simulador PDV".


   
   
Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: Hardware.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
   
 

Script (Sugestão)

Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: Sr.(a), a Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
 
 
Data da última alteração: 09/02/18
Projeto Metodologia para Processos.